Rádio Câmara

Com a Palavra

Deputado defende auxílio para migrantes que decidem retornar ao Brasil

30/04/2014 - 09h33

  • Deputado defende auxílio para migrantes que decidem retornar ao Brasil

"Migração e Cidadania - desafios para a assistência ao migrante brasileiro" é o tema do seminário que a Comissão de Relações Exteriores promove, nesta quarta-feira.

Os parlamentares e convidados vão debater a política nacional voltada aos brasileiros residentes no exterior e as condições para seu retorno definitivo ao país.

Quem fala sobre o encontro é o presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional, deputado Eduardo Barbosa, do PSDB mineiro.

O deputado explica um novo fenômeno que está acontecendo, que é o retorno de brasileiros que migraram para outras países e que, agora, estão retornando devido à crise em vários países. Ao chegar ao Brasil, eles têm várias demandas e precisam de políticas públicas. Segundo o parlamentar, há um vasto trabalho no sentido de melhorar a legislação e aprimorar os a ajuda aos migrantes em áreas como a participação mais efetiva no processo de eleição; o auxílio aos garimpeiros, a questão do  tráfico de pessoas e a reinserção profissional.

Apresentação: Ana Raquel Macedo e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.