Rádio Câmara

Com a Palavra

Deputado lamenta que casos de racismo sejam minimizados

28/04/2014 - 09h30

  • Deputado lamenta que casos de racismo sejam minimizados

No ano em que o Brasil vai sediar a Copa do Mundo, o país se vê às voltas com recorrentes casos de racismo no futebol. Os insultos ecoam nos estádios e mesmo fora deles.

Pesquisa Participação, Democracia e Racismo, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, Ipea, divulgada, em outubro do ano passado, apontou que, a cada três assassinatos no país, dois vitimam negros.

E para debater esses números e propor ações legislativas e políticas capazes de combater os casos de racismos, bem como investigar as providências adotadas pelos setores públicos e privados, a Câmara criou uma comissão externa para averiguar os atos de racismo ocorridos recentemente.

Quem dá informações dessa iniciativa é o autor do requerimento e também coordenador do colegiado, deputado Damião Feliciano, do PDT da Paraíba.

O deputado lamenta a impunidade e que os casos de racismo sejam minimizados pelas autoridades e até pelas pessoas envolvidas. Ele diz que, apesar de o racismo ser crime, o infrator não vai para a cadeia.

Apresentação: Ana Raquel Macedo e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.