Rádio Câmara

Com a Palavra

Historiador diz que Diretas Já foi movimento popular mais poderoso da história republicana

25/04/2014 - 10h30

  • Historiador diz que Diretas Já foi movimento popular mais poderoso da história republicana

Há exatos 30 anos, em 25 de abril de 1984, a Câmara dos Deputados iniciava a votação da chamada Emenda Dante de Oliveira, que buscava o restabelecimento das eleições diretas no país, após 20 anos de Ditadura Militar. A emenda acabou não passando por uma diferença de apenas 22 votos. Mas a mobilização popular ocorrida meses antes pela sua aprovação deixaria suas marcas no país, que não aceitava mais a continuidade de um regime de exceção.

É bom lembrar que, durante 120 dias, comícios pelas "Direta Já" foram realizados, em diversas partes do país. O primeiro ocorreu em Curitiba, depois novas manifestações foram feitas em cidades como Salvador, Vitória e Campinas.

Alfonso Abraham
Comício pró Diretas Já no Largo da Prefeitura de Porto Alegre
Comício do movimento Diretas Já

Mas foi na Praça da Sé, em São Paulo, que um milhão e meio de pessoas reforçaram o coro pelas diretas. E quem nos ajuda a entender um pouco mais desse contexto histórico é o historiador e professor da Universidade de Brasília, Antônio Barbosa.

O historiador diz que o movimento popular Diretas Já foi o mais poderoso da história republicana brasileira.

Apresentação: Ana Raquel Macedo e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.