Rádio Câmara

Com a Palavra

Deputados e senadores lançam hoje frente pela federalização da educação básica

08/04/2014 - 09h37

  • Deputados e senadores lançam hoje frente pela federalização da educação básica

Reprodução/TV Câmara
Dep. André Figueiredo (PDT-CE)
Andre Figueiredo: educação para reduzir desigualdade e violência

Sintonizados com importância de assegurar qualidade da educação brasileira, um grupo de deputados e senadores lança, nesta terça, a frente parlamentar mista pela federalização da educação básica. A medida tornaria a união responsável pelos investimentos na área.

A ideia é tratar o ensino como uma questão do Brasil e não dos municípios e estados, como ocorre hoje. Com a federalização, seria criada uma carreira nacional do magistério, o que já existe entre professores de escolas técnicas e colégios militares.

E quem nos dar outras informações dessa iniciativa parlamentar é um dos coordenadores do colegiado, o deputado André Figueiredo, do PDT do Ceará.

Para o deputado, a federalização vai permitir a valorização do magistério e garantir a melhoria da educação nos municípios que não estão alcançando bons resultados sem o apoio da União. "Sem educação de qualidade, nunca teremos um Brasil justo. Vamos depender sempre de programas de transferência de renda e teremos que conviver com a violência", avalia o deputado.

Apresentação: Ana Raquel Macedo e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.