Rádio Câmara

Com a Palavra

Deputado defende aumento da participação da União no financiamento da saúde

08/04/2014 - 09h05

  • Deputado defende aumento da participação da União no financiamento da saúde

TV CÂMARA
DEP.OSMAR TERRA
Osmar Terra: participação da União no SUS não reflete aumento da demanda

O financiamento da saúde é tema de debate na Câmara dos Deputados nesta terça-feira à tarde. O plenário vai se transformar em comissão geral para receber, além de parlamentares, entidades do setor.

O evento foi marcado pelo presidente da Casa, Henrique Eduardo Alves, após reunião com deputados ligados à temática e representantes do Conselho Nacional de Saúde e do movimento Saúde + 10.

No debate, serão discutidas propostas como a que determina que a União destine, pelo menos, 10% das receitas correntes brutas por ano para a saúde. Com isso, os recursos para financiamento de ações e programas voltados para área vão ser ampliados em R$ 45 bilhões de reais.

A proposta foi apresentada pela Comissão de Legislação participativa e é fruto de um projeto de iniciativa popular que teve apoio de 2,2 milhões de brasileiros.

Quem conversa conosco sobre essa nova comissão geral para discutir o financiamento da saúde é o deputado Osmar Terra, do PMDB gaúcho. O parlamentar, que foi um dos autores do requerimento para realização do evento, defende uma maior participação do governo federal no financiamento da saúde.

Segundo Osmar Terra, estados e municípios financiam hoje 60% do SUS, enquanto o governo federal contribui com o restante. O deputado apoia a proposta que destina 10% da receita bruta da União - o equivalente a 19% da receita líquida - para o setor em até quatro anos. Ele também defende a valorização dos profissionais que trabalham na saúde pública do país.

Apresentação: Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.