Rádio Câmara

Com a Palavra

Salão Verde: especialista avalia impactos do aquecimento global na agricultura brasileira

07/04/2014 - 14h18

  • Salão Verde: especialista avalia impactos do aquecimento global na agricultura brasileira

Mudanças na precipitação ou derretimento de neve e gelo estão alterando os sistemas hidrológicos, afetando recursos hídricos em quantidade e qualidade, em todo o mundo. O alerta está no mais recente relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC), divulgado no final de março, no Japão.

O documento alerta que, embora ações possam ser tomadas, a gestão de impactos do fenômeno vai ser difícil em meio a um planeta aquecendo rapidamente.

E uma das preocupações dos especialistas é com o impacto das mudanças climáticas na agricultura. O Salão Verde de hoje o chefe do Centro de Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e participante do grupo de cientistas brasileiros que participaram do IPCC, José Marengo.

Morengo associa temperaturas mais altas à queda na proução de milho e arroz, prevê impactos no café e destaca trabalho da Embrapa em pesquisas para adaptação da agricultura às novas condições climáticas.

Apresentação: Ana Raquel Macedo e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE