Rádio Câmara

Com a Palavra

Livro aponta desafios e soluções para rede de mobilidade urbana

04/04/2014 - 09h35

  • Livro aponta desafios e soluções para rede de mobilidade urbana

Como surgiram as cidades? Livros e estudos apontam o desenvolvimento da agricultura nas planícies dos rios como um fator econômico decisivo para fundação das primeiras cidades, no Oriente próximo, atualmente região dos países do sudoeste asiático, entre o Mar Mediterrâneo e o Irã.

As primeiras cidades surgiram nos vales dos rios Nilo, no Egito, e Tigres e Eufrates, na Mesopotâmia, entre 3500 e 3000 anos antes de Cristo. Hoje quase metade da população mundial vive em cidades.

A ocupação do território brasileiro começou pela orla marítima e hoje o Brasil já possue 5.570 cidades. Elas são as mais fragmentadas do mundo e se apresentam como uma colcha de retalhos, formando uma espécie de labirinto que dificulta a mobilidade de seus moradores.

Essas conclusões estão no livro "Urbis Brasiliae: o Labirinto das Cidades Brasileiras", do arquiteto e servidor da Câmara, Valério Monteiro.

Apresentação: Ana Raquel Macedo e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.