Rádio Câmara

Com a Palavra

Reforma Política Ponto a Ponto: Vaccarezza aponta principais ideias de Grupo de Trabalho

27/03/2014 - 10h12

  • Reforma Política Ponto a Ponto: Vaccarezza aponta principais ideias de Grupo de Trabalho

E para encerrar a série sobre reforma política e repercutir as propostas que estão sendo discutidas na Comissão de Constituição e Justiça, nosso convidado é o coordenador do Grupo de Trabalho, deputado Cândido Vaccarezza, do PT paulista.  

Vaccarezza lembra que todos os países democráticos e desenvolvidos têm o voto facultativo. Para ele, o cidadão precisa ter o direito de não votar. Sobre as novidades do texto elaborado pelo Grupo de Trabalho, o deputado explicou que foi prevista a criação da circunscrição eleitoral, ou seja, a divisão de estados em distritos. A ideia é manter o mesmo sistema atual de votações, mas o deputado faria campanha em sua circunscrição; diminuindo os gastos dos candidatos. Segundo Vaccarezza, a redução de despesas com campanha chegaria a 70%.  No sistema atual, deputados com pouquíssimos votos, às vezes, conseguem se puxados por algum partido que teve muitos votos. Pela proposta atual, as sobras da proporcionalidade partidária não seriam mais para os partidos, e sim para os concorrentes mais votados. Pela proposta, cada candidato vai precisar de quantidade razoável de votos (10% do coeficiente eleitoral de cada estado) para conseguir se candidatar.

Apresentação: Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE