Rádio Câmara

Com a Palavra

Deputado quer comissão para avaliar casos de violência como o da mulher arrastada por viatura no RJ

19/03/2014 - 09h55

  • Deputado quer comissão para avaliar casos de violência como o da mulher arrastada por viatura no RJ

No ano em que o Brasil vai sediar a Copa do Mundo, o País se vê às voltas com recorrentes casos de racismo no futebol. Os insultos ecoam nos estádios e mesmo fora deles. Somente neste ano, três casos tomaram os noticiários. Tinga, jogador do Cruzeiro, foi vítima da torcida do time peruano Real Garcilaso, pela Libertadores, que imitou um macaco, cada vez que o atleta tocava na bola.

Arouca foi insultado por torcedores após jogo do Santos contra o Mogi Morim e sobrou até mesmo para o árbitro Márcio Chagas, do Rio Grande do Sul, que teve seu carro danificado e bananas colocadas em cima do veículo.

O racismo no futebol vai ser tema de audiência pública, na Comissão de Esporte, logo mais às 14h. Os debates vão contar com as participações do árbitro Márcio Chagas, do integrante da Comissão Especial de Direito Desportivo, Ronaldo Ferreira Tolentino e do representante da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Edson Lopes Cardoso.

Confira entrevista com o deputado Damião Feliciano, do PDT da Paraíba e autor do requerimento.

Ele informou, em primeira mão, durante a entrevista, que solicitou ao presidente da Câmara, a criação de uma comissão externa para avaliar casos de violência, motivados pelo racismo. Ele citou o recente caso da moradora do Morro da Congonha, em Madureira, no subúrbio do Rio de Janeiro,  Cláudia da Silva Ferreira, de 38 anos, que foi arrastada por um carro da Polícia Militar, após ter caído do porta-malas.

Fernando Frazão/ Agência Brasil
Protesto no Rio
Protesto no Rio contra morte de Cláuda da Silva Ferreira

 

Apresentação: Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE