Rádio Câmara

Com a Palavra

Projeto prevê obrigatoriedade de teste de impacto em veículos fabricados no País

19/03/2014 - 10h19

  • Projeto prevê obrigatoriedade de teste de impacto em veículos fabricados no País

Projeto de lei prevê obrigatoriedade de teste de impacto em veículos fabricados ou montados no País. Segundo a proposta, a comercialização do veículo automotor só poderá acontecer após a sua aprovação no “crash test”, como é chamada a avaliação.

A proposta tramita em caráter conclusivo e foi aprovada por unanimidade na Comissão de Viação e Transporte. Agora, segue para avaliação na Comissão de Constituição e Justiça.

Divulgação/Prefeitura de Belo Horizonte
Transporte - Fábricas - Carros - Fábrica de veículos

O autor do PL, deputado Felipe Bornier, do PSD do Rio de Janeiro, fala sobre o tema.

Felipe Bornier diz que o Brasil é o quarto maior consumidor de veículos no mundo, mas não tem um mercado desenvolvido, do ponto de vista do respeito ao consumidor. Ele  afirma que o Brasil não pode mais aceitar carros sem qualidade, sem itens de segurança e com mecanismos inferiores aos que são ofertados em outros países. Para ele, a melhoria da qualidades dos veículos seria uma medida eficiente na redução de acidentes de trânsito e nos gastos com saúde pública. Para o parlamentar, o custo dessas alterações não pode ser repassado ao consumidor. Uma das medidas defendidas por ele é a isenção de impostos sobre itens de segurança.

Apresentação: Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.