Rádio Câmara

Com a Palavra

Associação defende centros de referência em todo o país para acolhimento de pacientes com doenças raras

26/02/2014 - 09h00

  • Associação defende centros de referência em todo o país para acolhimento de pacientes com doenças raras

Os ministros da Saúde, Arthur Chioro e da Previdência Social, Garibaldi Alves Filho participam, hoje, de debate, na Câmara, sobre doenças raras. Pelo terceiro ano consecutivo, a casa promove um seminário para lembrar o Dia Mundial das Doenças Raras, que se comemora, nesta sexta-feira, dia 28 de fevereiro.

Hoje, calcula-se que o número de pacientes, no Brasil, já diagnosticados com algum tipo de doença rara possa atingir 15 milhões.

Divulgação
Seminário Mundial de Doenças Raras

A Esclerose Lateral Amiotrófica está na lista das sete mil doenças raras de difícil diagnóstico e que ainda não tem cura. A ELA chama atenção do mundo pelo seu poder de destruição do corpo humano. A doença ataca os neurônios motores e, aos poucos, paralisa os músculos até levar a morte do paciente.

O debate vai atrair, além de autoridades, pesquisadores, médicos, familiares e entidades da sociedade civil organizada. Confira entrevia com o presidente da Associação Mariavitória (Amavi), Rogério Lima Barbosa.

Apresentação: Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.