Rádio Câmara

Com a Palavra

Advogado esclarece diferença entre terrorismo e manifestações violentas

13/02/2014 - 09h44

  • Advogado esclarece diferença entre terrorismo e manifestações violentas

Não é a primeira vez que a questão do terrorismo, principalmente, com a proximidade da Copa do Mundo, vem à tona. Desta vez, a discussão sobre a tipificação do terrorismo ganhou força com a morte do cinegrafista Santiago Andrade, atingido por um rojão quando fazia a cobertura de uma manifestação, no Rio de Janeiro.

Em busca de um consenso, o Senado adiou a discussão do projeto que busca definir, na legislação penal, o crime de terrorismo. A proposta estava na pauta daquela casa, na última terça-feira. Uma das maiores preocupações dos senadores é evitar que protestos possam ser considerados atos de terrorismo.

Quem fala sobre o tema é o especialista em criminologia internacional, com ênfase em terrorismo, e autor de várias obras, o advogado criminalista Antônio Gonçalves.

Sobre a atuação de grupos como os black blocks, Antônio Gonçalves diz que não se pode perpetuar a impunidade. Para ele, há leis suficientes para punir esses grupos e não pode haver condescendência neste casos.

Apresentação: Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.