Rádio Câmara

Com a Palavra

Racionamento: especialista cita sequência de erros do governo na política energética

07/02/2014 - 10h15

  • Racionamento: especialista cita sequência de erros do governo na política energética

A fragilidade do sistema elétrico brasileiro, somado ao baixo nível dos reservatórios e o crescente consumo de energia, provocado pelas elevadas temperaturas deste verão, traz de volta a ameaça do racionamento de energia no país.

Apagões pontuais, como o que aconteceu na última terça-feira, nas regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste, além de partes do Tocantins, no norte país, atingiram cerca de três milhões de clientes, o que pode chegar a 12 milhões de brasileiros, se levarmos em conta a média de quatro pessoas por domicílio.

Segundo um levantamento feito pelo Centro Brasileiro de Infra-Estrutura (CBIE), de janeiro de 2011 até o dia 4 de fevereiro deste ano, já foram registrados 181 apagões no Brasil, considerando todas as falhas de energia, independentemente do tamanho da área afetada, do período ou da carga interrompida. Só no ano passado foram 45 blecautes.

Quem fala sobre a pesquisa e os riscos de racionamento de energia elétrica no Brasil é o diretor Centro Brasileiro de Infra-Estrutura, Adriano Pires.
 

Apresentação: Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.