Rádio Câmara

Com a Palavra

Associação acredita que Brasil pode cumprir meta e acabar com lixões até agosto de 2014

20/01/2014 - 09h57

  • Associação acredita que Brasil pode cumprir meta e acabar com lixões até agosto de 2014

A data está marcada: agosto de 2014 é o prazo para que os municípios acabem com os lixões. A determinação está na Lei de Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída, em 2010. Apesar do prazo elástico, a mudança na destinação do lixo já foi descartada pela maioria dos prefeitos, que alegam falta de verbas e de capacidade técnica - até mesmo para elaborar projetos de captação de recursos da União.

Segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, divulgado em 2012 pela Abrelpe - Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais - 30 milhões de toneladas tiveram destinação inadequada no País, praticamente metade do total geral.

Mas para Abrelpe, a universalização da coleta dos resíduos sólidos urbanos e sua destinação adequada para aterros sanitários já poderia ser uma realidade no país, com custo médio diário de apenas R$ 0,9 por pessoa.

Quem fala sobre o fim dos lixões nos municípios brasileiros é diretor presidente da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), Carlos Silva Filho.

Apresentação: Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE