Rádio Câmara

Com a Palavra

Relator quer acelerar andamento de parecer sobre perda automática de mandato

14/01/2014 - 10h00

  • Relator quer acelerar andamento de parecer sobre perda automática de mandato

Para evitar desgastes na imagem da Câmara, líderes da oposição querem acelerar a votação da PEC que prevê que condenados por crimes contra a administração pública ou improbidade administrativa percam automaticamente suas vagas no Parlamento.

Isso porque, até o momento, a cassação de mandato de deputados condenados no processo do mensalão como José Genoino, do PT paulista, Pedro Henry, do PP do Mato Grosso, e Valdemar Costa Neto, PR de São Paulo, não provocaram constrangimentos para a Casa, uma vez que os parlamentares renunciaram antes da abertura dos processos de perda de mandato.

Dep. Raul Henry (PMDB-PE)
Deputado Raul Henry, do PMDB de Pernambuco

A PEC, de autoria do deputado Jarbas Vasconcellos, do PMDB de Pernambuco, também poderá por fim à queda de braço entre Legislativo e Judiciário sobre quem dá a palavra final à respeito da perda de mandato parlamentar.

Quem fala sobre o tema é o relator da proposta de emenda à Constituição sobre a perda automática de mandato, deputado Raul Henry, do PMDB de Pernambuco.
 

Apresentação: Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.