Rádio Câmara

Com a Palavra

Deputado critica ociosidade de detentos e privatização do sistema carcerário no Maranhão

10/01/2014 - 10h55

  • Deputado critica ociosidade de detentos e privatização do sistema carcerário no Maranhão

A onda de violência comandada por facções criminosas de dentro dos presídios no Maranhão já causou a morte de mais de 60 detentos desde 2013 e de uma menina de seis anos durante um ataque a ônibus neste ano.

Os graves episódios de violações de direitos humanos, como a decapitação de presos nas penitenciárias e os estupros de mulheres e irmãs de detentos durante as visitas trazem novamente para o centro dos debates no país o colapso do sistema prisional brasileiro.

A crise dos presídios maranhenses foi diagnosticada pela CPI do Sistema Carcerário da Câmara, que atuou entre 2007 e 2008. Na época ,o colegiado percorreu penitenciárias de 26 estados e do Distrito Federal e fez um raio x das unidades prisionais brasileiras. No caso do Maranhão, os parlamentares chamaram atenção para as condições desumanas e a superlotação, onde o estado tinha um déficit de 3.542 vagas .

A escalada de violência nas penitenciárias maranhenses chamou a atenção de organismos internacionais que cobraram das autoridades brasileiras soluções concretas para resolver a crise na segurança pública vivida pelo estado.

Tv Câmara
Dep. Domingos Dutra (SDD-MA)
Deputado Domingos Dutra

E para falar sobre o assunto, o programa Com a Palavra convidou o deputado Domingos Dutra, do Solidariedade do Maranhão. Ele foi o relator da CPI do Sistema Carcerário.
 

Apresentação: Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE