Rádio Câmara

Com a Palavra

Para pesquisador do Ipea, novos municípios só devem ser criados se houver alterações no FPM

10/12/2013 - 09h29

  • Para pesquisador do Ipea, novos municípios só devem ser criados se houver alterações no FPM

Hoje, o Congresso Nacional se reúne para analisar os vetos da presidente Dilma Rousseff a vários projetos. Um deles é o que regulamenta a criação de municípios no Brasil. A justificativa presidencial é de que a proposta contraria o interesse público, uma vez que aumentaria de forma expressiva o número de municípios, o que acarretaria o aumento das despesas do estado com a manutenção da estrutura administrativa e representativa.

Pesquisa divulgada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) prevê que, no mínimo, 363 municípios poderão ser criados, caso o Congresso Nacional derrube o veto total ao projeto. A nota técnica acendeu um sinal vermelho para a proposta. Os pesquisadores Adolfo Sachsida e Leonardo Monastério avaliam que o número de municípios que podem ser criados é muito maior do que estimam os parlamentares.

Quem fala sobre o tema é Leonardo Monastério, um dos autores da pesquisa do Ipea sobre o impacto que o projeto que regulamenta a criação de municípios vai trazer para os cofres públicos.
 

Apresentação: Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.