Rádio Câmara

Com a Palavra

Estudo revela que quase 30% dos alimentos contém agrotóxico

04/12/2013 - 09h51

  • Estudo revela que quase 30% dos alimentos contém agrotóxico

Perigo à mesa. Dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) mostram que 36% das amostras de alimentos analisadas em 2011, e 29% das amostras verificadas em 2012 continham agrotóxicos acima do limite permitido.

Os resultados do Programa de Análise de Resíduos de Agrotóxicos em Alimentos também revelaram alimentos contaminados com agrotóxicos proibidos, entre os quais dois que nunca foram registrados no Brasil..

E o governo deve rever o rito de aprovação de defensivos no país. A informação é de que a Casa Civil está preparando uma Medida Provisória com as mudanças que vão ser adotadas e que deverão ser publicadas até o fim deste ano.

Uma das propostas é a criação de uma comissão técnica que passaria a ser responsável pela análise dos produtos. O temor é de que, na prática, a nova comissão esvazie o poder da Anvisa, que analisa os produtos, ao lado dos Ministérios do Meio Ambiente e da Agricultura. A agência é considerada pelo setor produtivo a grande responsável pela atual demora desse processo.

Sobre esse assunto, o programa Com a Palavra ouviu o deputado Padre João, do PT mineiro. O parlamentar foi o relator da subcomissão que analisou as consequências do uso de defensivos químicos para a saúde humana e o meio ambiente.

Apresentação: Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.

MAIS CONTEÚDO SOBRE