Rádio Câmara

Com a Palavra

Países participantes de conferência querem que a corrupção seja julgada como crime contra a humanidade

02/12/2013 - 09h30

  • Países participantes de conferência querem que a corrupção seja julgada como crime contra a humanidade

Quando se fala em corrupção, ninguém fica indiferente. Todos querem o fim da impunidade e medidas eficazes para combater esse mal que corrói os cofres públicos, desacelera o crescimento econômico e prejudica a confiança dos cidadãos na governabilidade.

Na tentativa de achar soluções para o problema, parlamentares do mundo inteiro participaram da 5ª Conferência da Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção e do Fórum de Parlamentares da Gopac - Organização Mundial de Parlamentares contra Corrupção, que ocorreram, no Panamá. Mil e quinhentos participantes de 170 países apresentaram propostas de enfrentamento ao crime e medidas que assegurem maior transparência. A proposta central debatida foi fazer com que a corrupção seja julgada como crime contra a humanidade.

Estudo recente divulgado pelo Banco Mundial mostra que, a cada ano, são pagos aproximadamente um trilhão de dólares em subornos, em todo mundo.

O deputado Mendes Thame, do PSDB paulista, e o senador Humberto Costa, do PT de Pernambuco representaram o Brasil no encontro. Confira entrevista com Mendes Thame, que é presidente do Capítulo Brasileiro da Gopac, instalado no Congresso Nacional, em junho deste ano.

Apresentação: Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.