Rádio Câmara

Com a Palavra

Pesquisa revela que 98% das pessoas desconhecem a função das agências reguladoras

28/11/2013 - 09h23

  • Pesquisa revela que 98% das pessoas desconhecem a função das agências reguladoras

Apenas 2% dos consumidores brasileiros recorrem às agências reguladoras quando têm algum problema.

Pesquisa realizada pela Fundação Getúlio Vargas, do Rio de Janeiro, mostrou que 63% dos entrevistados quando se sentem lesados reclamam seus direitos com a própria empresa ou com o prestador de serviço. Outros 15% recorrem ao Procon e apenas 3% ao Judiciário.

Ainda de acordo com o levantamento da FGV, 98% das pessoas ouvidas desconhecem a função das agências reguladoras. A pesquisa foi feita a pedido do Ministério da Justiça e foram ouvidas 1.300 pessoas.

As Agências Reguladoras, como a Anatel, foram criadas para fiscalizar e controlar a qualidade dos serviços essenciais prestados pela iniciativa privada como telefonia, telecomunicações, saúde, energia e transportes, e assim garantir os direitos do consumidor.

Quem nos dá outras informações desse estudo sobre o comportamento do consumidor brasileiro é o professor de Direito do Consumidor e um dos pesquisadores da FGV, Ricardo Morishita.
 

Apresentação: Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.