Rádio Câmara

Com a Palavra

Idec estima o pagamento de mais de 8 bilhões em indenização por perdas em planos econômicos

27/11/2013 - 09h39

  • Idec estima o pagamento de mais de 8 bilhões em indenização por perdas em planos econômicos

O Supremo Tribunal Federal se prepara para julgar, nesta quarta-feira, a indenização das perdas da caderneta de poupança nos planos econômicos entre 1986 e 1991.

A decisão do Supremo vai impactar cerca de 400 mil processos que correm na Justiça em todo o país.

Segundo o Banco Central, o montante que os bancos terão que desembolsar para ressarcir os poupadores pode chegar a quase R$150 bilhões.

O assunto tem tirado o sono do governo. A equipe econômica teme que uma decisão favorável aos poupadores possa provocar um grande abalo nas instituições financeiras do país e prejudicar a economia.

Hoje, o Supremo começa a julgar cinco ações que pedem a reparação de danos que teriam sido causados pelos planos Cruzado, Bresser, Verão, Collor I e Collor II.

Quem fala sobre a expectativa desse julgamento do STF é a economista do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, Ione Amorim. O Idec é uma das entidades que entraram com ações que podem beneficiar milhares de pessoas caso a decisão do Supremo seja favorável aos consumidores.
 

Apresentação: Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.