Com a Palavra
Procurador denuncia situação de nepotismo e indicações políticas nos tribunais de contas estaduais
19/11/2013 - 09h18
-
Procurador denuncia situação de nepotismo e indicações políticas nos tribunais de contas estaduais
A padronização e o fortalecimento dos tribunais de contas e do Ministério Público de Contas vão ser temas de debate, hoje, na Comissão de Legislação Participativa.
O debate foi sugerido pela Associação Nacional dos Auditores de Controle Externo dos tribunais de contas do Brasil e pela Associação Nacional do Ministério Público de Contas.
As duas entidades defendem a criação de normas gerais que estabeleçam padrão nacional de organização e funcionamento dos trinta e quatro tribunais de contas do Brasil.
Os procuradores de contas e auditores do controle externo querem também a plena autonomia do Ministério Público de Contas e a fixação de critérios mais objetivos para indicação e escolha dos ministros e conselheiros dos tribunais de contas.
Para conversar sobre o fortalecimento do Sistema Nacional de Controle Externo, o programa Com a Palavra ouviu o procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas da União e vice-presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Contas (Ampcon), Júlio Marcelo de Oliveira.
Apresentação: Lincoln Macário e Elisabel Ferriche