Rádio Câmara

Com a Palavra

Salão Verde: especialista espera avanço nas negociações sobre fundo verde durante a COP-19, em Varsóvia

18/11/2013 - 09h30

  • Salão Verde: especialista espera avanço nas negociações sobre fundo verde durante a COP-19, em Varsóvia

Construir as bases para um novo acordo climático global que vai entrar em vigor em 2020 substituindo o protocolo de Kyoto. Este é o grande desafio de representantes de 190 países, que estão, em Varsóvia, participando da 19ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima - COP-19.

A questão chave do novo protocolo internacional, que só deverá ser assinado em 2015, na Conferência em Paris, é definir ações ambiciosas de redução das emissões de gases de efeito estufa que sejam válidas para todas as nações a partir de 2020.

A delagação brasileira espera em Varsóvia, na Polônia, que o painel intergovernamental de mudanças climáticas (IPCC) aprove a criação de uma de uma ferramenta que mensure a responsabilidade histórica de cada país sobre o aumento da temperatura global. A ideia já tinha sido apresentada e descartada em 1997, quando foi definido o protocolo de Kyoto.

E para fazer um balanço dessa primeira semana de negociações da COP 19, o entrevistado é André Ferretti , coordenador de estratégias da conservação da Fundação Grupo Boticário de Proteção à Natureza.

Apresentação: Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.