Rádio Câmara

Com a Palavra

Desembargador elogia tipificação do crime de tráfico de pessoas aprovada em relatório de CPI

13/11/2013 - 10h17

  • Desembargador elogia tipificação do crime de tráfico de pessoas aprovada em relatório de CPI

A situação e as perspectivas no enfrentamento do tráfico de pessoas no Brasil foram temas de seminário, ontem (12), na Câmara dos Deputados.

O debate teve como palco a Comissão Parlamentar de Inquérito, que há mais de dezoito meses, está investigando o tráfico humano no país. De acordo com o Plano Nacional de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, 98% das vítimas do tráfico humano são mulheres e os outros 2% se dividem entre crianças, adolescentes e travestis.

Para fechar o cerco às quadrilhas que atuam neste tipo de crime no Brasil, a CPI do Tráfico de Pessoas aprovou relatório parcial, da deputada Flávia Morais, do PDT de Goiás. Esse relatório propõe alterações à legislação brasileira em 24 pontos, para tornar mais rígidas as regras contra o comércio de seres humanos, que movimenta, por ano, mais de trinta e dois bilhões de dólares no mundo.

E para falar sobre o impacto desse aumento no rigor para os crimes ligados ao tráfico de pessoas previsto no relatório parcial da CPI, o programa Com a Palavra ouviu o coordenador do Programa de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas, no Conselho Nacional deJustiça, o conselheiro Guilherme Calmon.

Apresentação: Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.