Rádio Câmara

Com a Palavra

Presidente da Confederação Nacional dos Municípios explica crise financeira nas prefeituras

12/11/2013 - 09h39

  • Presidente da Confederação Nacional dos Municípios explica crise financeira nas prefeituras

O Plenário da Câmara realiza, logo mais, às 11 horas, comissão geral para debater a crise financeira dos municípios.

O debate, solicitado pelo deputado Fábio Faria, do PSD do Rio Grande do Norte, vai ser acompanhado por centenas de prefeitos, que vão participar de mobilização, em Brasília, pela saúde financeira de suas cidades.

Os administradores municipais alegam que a crise vivida por milhares de prefeituras do país se dá em virtude, principalmente, da redução do repasse do fundo de participação dos municípios.

De acordo com a Confederação Nacional dos Municípios, o FPM perdeu entre 1995 e 2002 cerca de R$ 276 bilhões, em valores nominais. Dados da entidade revelam também que, desde a promulgação da constituição de 1988 até este ano, o Fundo teve a sua participação na distribuição dos recursos federais reduzida de 15 para 10%.

Quem fala sobre essa mobilização pela saúde financeira das prefeituras é o presidente da Confederação Nacional dos Municípios. Paulo Ziulkoski.
 

Apresentação: Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.