Rádio Câmara

Com a Palavra

Representante do governo está confiante na aprovação de cotas para negros em concursos

07/11/2013 - 09h00

  • Representante do governo está confiante na aprovação de cotas para negros em concursos

Os editais de concursos públicos da Administração Federal poderão reservar 20% das vagas aos negros. Projeto nesse sentido foi encaminhado ao Congresso pela presidente Dilma Rousseff.

O projeto chega à Câmara dos Deputados em regime de urgência, ou seja, deverá ser votado em 45 dias, sob pena de trancar a pauta do Plenário. O mesmo prazo é dado ao Senado.

Atualmente, os editais de concurso para preenchimento de cargos e empregos públicos na União reservam até 20% das vagas apenas para pessoas com deficiência.

Na justificativa da proposta, a presidente Dilma afirmou que a iniciativa tem imenso potencial transformador e vai ser o início de uma mudança na composição racial dos servidores públicos federais, tornando-a representativa da composição da população brasileira.

E para falar sobre a criação de cotas para negros em concursos públicos, o programa Com a Palavra ouviu a diretora de programas da Secretaria de Políticas de Ações Afirmativas da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Mônica Alves de Oliveira Gomes.
 

Criação de cotas para negros nos concursos públicos

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.