Rádio Câmara

Com a Palavra

Representante da WWF explica consequências da convenção para o fim do uso do mercúrio

04/11/2013 - 08h45

  • Representante da WWF explica consequências da convenção para o fim do uso do mercúrio

Cento e quarenta países, entre eles o Brasil, decidiram eliminar gradualmente o mercúrio até 2020. Mais de mil delegados representando esses países aprovaram, no Japão, o texto final da Convenção de Minamata das Nações Unidas sobre Mercúrio, que define prazos para a redução, controle e eliminação do metal em processos industriais e artesanais em todo o mundo.

Os governos, ao assinarem o tratado, assumiram o compromisso de banir até 2020 uma série de produtos que utilizam o mercúrio, como baterias, relés, pesticidas, lâmpadas fluorescentes, sabonetes e cosméticos, termômetros e equipamentos para medir pressão.

A convenção de Minamata foi negociado por quatro anos, mas só vai entrar em vigor quando for ratificado por pelo menos cinquenta países.

Para falar sobre esse pacto global para redução do uso do mercúrio, substância altamente tóxica para a saúde e o meio ambiente, o programa Com a Palavra ouviu o especialista em políticas públicas do WWF-Brasil, Aldem Bourscheit Cezarino. A entrevista também conta com a participação da repórter, setorista da área de meio ambiente, Ana Raquel Macedo.

Apresentação: Lincoln Macário e Elisabel Ferriche

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.