Rádio Câmara

Com a Palavra

Para deputado, Judiciário terá maior independência com nova regra para escolha de ministros do STF

18/09/2013 - 09h26

  • Para deputado, Judiciário terá maior independência com nova regra para escolha de ministros do STF

Enquanto os olhos do País estão voltados para o Supremo Tribunal Federal, à espera do voto que vai determinar se 11 réus do processo do mensalão vão ter direito a novo julgamento, já está pronta para a pauta proposta que altera a forma como são escolhidos integrantes da suprema corte.

A proposta, de iniciativa do líder do PPS, Rubens Bueno, retira do presidente da República a exclusividade de nomear os ministros. A PEC recebeu parecer pela admissibilidade e aguarda votação na Comissão de Constituição e Justiça.

Pela regra atual, os onze ministros do Supremo são escolhidos pelo presidente da República e aprovados pelo Senado. Segundo a proposta de Rubens Bueno, a aprovação pelo Senado vai ser mantida, mas a indicação dos nomes também deverá ser feita, além do presidente da República, pelo próprio STF, Ordem dos Advogados do Brasil; Procuradoria- Geral da República, Câmara dos Deputados e Senado.
Confira entrevista com o deputado Rubens Bueno.
 

Apresentação: Lincoln Macário e Rita Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.