Rádio Câmara

Com a Palavra

Unificação das polícias atenderia melhor à sociedade, defende senador Maggi

10/09/2013 - 10h23

  • Unificação das polícias atenderia melhor à sociedade, defende senador Maggi

 Excessos e abusos de poder na atuação da polícia militar para conter manifestantes durante protestos recentes pelo País trazem à tona a necessidade de repensar as polícias civil e militar.

O modelo de reformulação das duas corporações defendido pelas vozes das ruas, especialistas em segurança pública e entidades ligadas aos direitos humanos passa por duas medidas: unificação e desmilitarização das polícias.

De acordo com a constituição, a polícia brasileira é divida por atribuições, sendo a Civil responsável pela investigação e a militar pelo policiamento ostensivo.

No Congresso, a reforma das polícias também tem sido motivo de preocupação dos parlamentares. Há dois anos, está tramitando no Senado proposta de emenda à constituição, do senador Blairo Maggi, do PR de Mato Grosso, que autoriza estados a fundir suas polícias em uma única corporação.

O senador Blairo Maggi fala sobre a necessidade de remodelar as polícias do País. Segundo o senador nem sempre as polícias são complementares, por isso ele acredita que a unificação das corporações conseguiria atender melhor a sociedade. “Hoje o trabalho é feito em ciclos diferentes, por isso existe um grande problema de gestão das polícias”, frisou.

Ouça a íntegra da entrevista.

Apresentação: Lincol Macário e Rita Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.