Rádio Câmara

Com a Palavra

Salão Verde: inscrições para o prêmio jovem cientista podem ser feitas até 13 de setembro

09/09/2013 - 11h03

  • Salão Verde: inscrições para o prêmio jovem cientista podem ser feitas até 13 de setembro

As inscrições para a vigésima sétima edição do prêmio jovem cientista foram prorrogadas até 13 de setembro pela internet.

A iniciativa foi criada em 1981 pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPQ, para revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que buscam soluções inovadoras para os desafios da sociedade.

Ao longo de sua história, o prêmio jovem cientista revelou muitos talentos, como o do seu primeiro ganhador, o engenheiro elétrico Henrique Sarmento Malvar. Na época, ele apresentou um trabalho sobre telecomunicações, e hoje, é o diretor geral de um dos maiores laboratórios de pesquisas da Microsoft em Washington, nos Estados Unidos.

Em vinte e sete edições foram mais de 20 mil trabalhos inscritos e 176 estudantes e pesquisadores premiados.

A Chefe dos serviços de prêmios do CNPQ, Rita de Cássia da Silva disse que a temática de 2013 será "Agua: Desafios da sociedade", alinhado com a Política Nacional de Resíduos Hídricos, do governo federal e com o ano Internacional de Cooperação pela Água, promovido pela Unesco. Rita de Cássia fala da importância da iniciativa, por reconhecer os talentos existentes no País. Confira na entrevista.

Apresentação: Lincoln Macário e Rita Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.