Rádio Câmara

Com a Palavra

Pesquisador aponta impacto econômico do transporte público gratuito

02/09/2013 - 09h56

  • Pesquisador aponta impacto econômico do transporte público gratuito

Caso o Congresso aprove os projetos do vale transporte social e do passe livre, sem as desonerações previstas no regime especial de incentivos para o transporte coletivo, o impacto orçamentário poderá ultrapassar 15 bilhões de reais, por ano. A estimativa é do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA.

O IPEA realizou estudo técnico sobre as quatro principais propostas de subsídio do transporte público, em análise na Câmara e no Senado, e que ganharam destaque com as manifestações populares por melhoria e barateamento do sistema de transporte coletivo do país.

Para debater a ampliação do acesso ao transporte público urbano, confira a entrevista com o pesquisador do IPEA e um dos autores do estudo, Renato Balbim.

Na pesquisa, o Instituto traça um cenário do impacto econômico dessas propostas e aponta falhas na elaboração dos projetos, que podem custar caro para os cofres públicos.

Apresentação: Lincoln Macário e Rita Sardi

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.