Rádio Câmara

Com a Palavra

Ex-ministro do TSE diz que maior desafio do plebiscito será elaboração de pergunta

04/07/2013 - 10h27

  • Ex-ministro do TSE diz que maior desafio do plebiscito será elaboração de pergunta

A resistência dos partidos de oposição e da base governo, tanto na Câmara como no Senado, pode atrapalhar os planos da presidente Dilma Rousseff de realizar um plebiscito para a reforma política. Além da falta de consenso, outro problema pode colocar em xeque a ideia do plebiscito: os prazos legais para que o Tribunal Superior Eleitoral organize a consulta popular.

O TSE já definiu um prazo de setenta dias, a contar do dia primeiro de julho, quando o órgão recebeu a consulta da presidente Dilma sobre o tempo para realização do plebiscito. Com isso, a consulta popular poderia ser realizada dia oito de setembro. Caso isso aconteça, o Congresso vai ter um prazo apertado - menos de um mês para aprovar a reforma política a tempo de valer para as eleições gerais de 2014. E para falar desses prazos e dos pontos da reforma política que vão ser submetidos à população durante um possível plebiscito, o programa Com a Palavra ouviu o ex-ministro do TSE, Joelson Dias.

Apresentação: Lincoln Macário e Danielle Popov

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.