Rádio Câmara

Com a Palavra

Momento O Eco: hidrovias pelos rios de São Paulo podem ajudar transporte

13/05/2013 - 08h30

  • Momento O Eco: hidrovias pelos rios de São Paulo podem ajudar transporte

O repórter Daniel Santini escreveu essa semana sobre uma ideia inovadora para a cidade de São Paulo. Um conjunto de arquitetos e urbanistas ligados a USP tem trabalhado em projetos para aproveitamento e recuperação dos rios de cidades brasileiras. E um dos primeiros trabalhos do chamado Grupo Metrópole Fluvial foi um estudo detalhado para a construção de um hidroanel metropolitano em São Paulo. 
O objetivo principal do transporte hidroviário e fortalecer o desenvolvimento urbano sustentável. Em comum, os projetos incluem a descanalização e recuperação de rios, e preveem que eles sejam aproveitados para transporte de cargas e passageiros, além de se tornarem espaços de lazer e turismo. São planos para fazer com que córregos, riachos, rios, canais e lagos sejam vistos como espaço público comum, com praças, bulevares e infraestrutura adequada.
Um forte potencial para o uso das águas é o transporte de cargas pesadas. O infográfico organizado pelo Data Cidades, uma nova área do site ((o))eco, mostra os principais aspectos do projeto do Hidroanel Metropolitano de São Paulo. Ele prevê três portos principais que podem servir como eixo de ligação para o transporte de toda carga que entra e sai da cidade. Olhando em detalhe o mapa hidroviário da metrópole, é possível ver a grande quantidade de afluentes dos rios principais que cortam sua malha urbana.
O plano já existe. E agora que tal fugir dos engarrafamentos das famosas marginais de São Paulo navegando por elas?

Editor do site O Eco: Eduardo Pegurier

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.