Rádio Câmara

Palavra de Especialista

Ranking identifica quem controla a economia nacional

17/04/2013 - 00h01

  • Ranking identifica quem controla a economia nacional (bloco 1)

  • Ranking identifica quem controla a economia nacional (bloco 2)

O Brasil tem uma das maiores concentrações de riqueza do mundo. Mas pouco se sabe sobre quem está por trás deste imenso poder econômico. O programa Palavra de Especialista desta quarta-feira (17/4) conversa com Daniel Tygel, um dos autores da pesquisa “Os proprietários do Brasil”, um ranking que identifica as empresas e instituições que controlam a economia nacional. O estudo reúne dados de quase 400 organizações e foi produzido pelo Instituto Mais Democracia (IMD) e pela Cooperativa Educação, Informação e Tecnologia para a Autogestão (EITA).

O ranking foi elaborado a partir da construção de um sistema de informação inédito, que mede o poder econômico não apenas por meio da receita destas empresas, mas também do controle, da propriedade sobre ações ordinárias (com direito a voto) que uma empresa possui de outras empresas e do poder de influência destes fatores nos investimentos do Estado brasileiro.

Segundo informam os organizadores do site www.proprietariosdobrasil.org.br, em texto explicativo sobre os objetivos do trabalho, o estudo atende a uma demanda da cidadania por mais transparência na economia. “Temos o direito, como cidadãos, de exigir a democratização do uso dos recursos públicos e seu controle social, tendo acesso a informações sobre onde e como são aplicados”, diz o texto.

Ainda de acordo com a nota, a atual “cortina de fumaça” que recobre a estrutura de poder econômico no país isenta os que se portam como proprietários do Brasil de qualquer responsabilidade sobre os danos sociais, econômicos, culturais e ambientais gerados pelas ações das empresas que controlam. “O ranking, ao expor estes atores, busca contribuir com a democratização da economia, com a transparência da relação entre Estado e mercado e com a responsabilização dos proprietários do Brasil”, conclui o texto.

Apresentação Inimá Simões

Semanalmente, um repórter conversa com um especialista sobre os mais variados temas.