Participação Popular

Programa discute aborto até terceiro mês de gestação

12/04/2013 - 18h00

  • Programa discute aborto até terceiro mês de gestação

O Conselho Federal de Medicina (CFM) vai enviar à comissão do Senado Federal que cuida da reforma do Código Penal um documento no qual defende a liberação do aborto até a 12ª semana de gravidez. Segundo o presidente do CFM, Roberto D’Ávila, 80% dos presidentes dos conselhos votaram a favor da medida no último encontro das regionais.

O assunto é polêmico e expõe um problema de saúde pública, já que muitas mulheres morrem por causa de abortos clandestinos feitos em casa ou em clínicas ilegais. O Ministério da Saúde estima que ocorram 1 milhão de abortos por ano no país, causando a morte de 180 mulheres. As entidades que defendem a descriminalização da prática estimam que o número real de mortes seja duas ou três vezes maior do que esse projetado pelo governo.

Você pode enviar perguntas e sugestões pelo telefone 0800 619 619, pelo e-mail participacaopopular@camara.leg.br e pelo twitter @participacaopop. 

Apresentação: Fabrício Rocha

Programa de debates ao vivo com a participação de deputados e da população. A cada semana, um tema diferente em pauta.