Rádio Câmara

Com a Palavra

Momento O Eco: operação Onda Verde varre a Amazônia atrás do desmatamento

25/03/2013 - 08h30

  • Momento O Eco: operação Onda Verde varre a Amazônia atrás do desmatamento

Com o uso de viaturas com tração 4x4 adaptadas para o solo amazônico, 7 helicópteros e o apoio operacional da Força Nacional, o Ibama investe no combate aos crimes ambientais na Amazônia Brasileira. As equipes estão divididas em 6 frentes de trabalho em Rondônia, Mato Grosso, Amazonas e Pará, com possibilidade de se ramificarem de acordo com as necessidades que surgirem.

A operação começou em 4 de fevereiro e, segundo o órgão, vai durar o ano todo. A ideia é ocupar a Amazônia os 365 dias do ano, submetendo infratores ao rigor da legislação: multas, embargo de áreas produzindo de forma ilegal ou desmatadas ilegalmente, apreender equipamentos e maquinários e até mesmo destruí-los, se necessário. Agentes e analistas do Ibama de todas as unidades federativas estão sendo convocados em escala de rodízio, que inclui plantões, para não dar descanso para os desmatadores nem em finais de semana e feriados. 

Editor do Site O Eco: Eduardo Pergurier
Repórter: Fabio Pellegrini

Programa ao vivo com reportagens, entrevistas sobre temas relacionados à Câmara dos Deputados, e o que vai ser destaque durante a semana.