Rádio Câmara

Sem Fronteira

Anthony Garotinho

07/03/2012 - 17h16

  • Anthony Garotinho (bloco 23)

LOC- Depois da indicação dos partidos, os presidentes das comissões pernamentes da Câmara começaram a ser eleitos na tarde de hoje.
LOC- Conheça, na reportagem de Geórgia Moraes, os novos titulares de algumas das comissões da Casa.
Geórgia Moraes: A divisão do comando das vinte comissões permanentes da Casa segue o critério da proporcionalidade partidária, pelo qual as maiores bancadas têm prioridade na escolha. O PT, maior partido da Câmara com 86 deputados, saiu na frente e ficou com a Comissão de Constituição e Justiça. Considerada a mais importante da Casa, por onde passam todos os projetos em tramitação, a CCJ será presidida pelo deputado Ricardo Berzoini, do PT de São Paulo. O PT também indicou o deputado Newton Lima para a Comissão de Educação e para a Comissão de Direitos Humanos. O líder petista, deputado Jilmar Tatto, comenta as escolhas do partido.
Jilmar Tatto: A CCJ é uma comissão que todos os projetos passam por lá então é uma Comissão fundamental do ponto de vista do funcionamento da Câmara Federal. Educação é a principal área do governo que o PT tem um histórico muito grande em relação a isso, em relação à qualidade da educação, ao ensino técnico e à abertura de vagas na universidade pública federal e Direitos Humanos é uma área com militância grande na bancada do PT, além de ser uma área sensível no Brasil que até hoje tem problemas.
Geórgia Moraes: O PMDB, com a segunda maior bancada, escolheu os deputados Antônio Andrade para presidir a Comissão de Finanças e Tributação; Washington Reis para Viação e Transportes; e Wilson Filho para a Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional. Maior partido da oposição, o PSDB definiu os nomes de Eduardo Azeredo para a presidência da Comissão de Ciência e Tecnologia; e Raimundo Gomes de Matos para a Comissão de Agricultura. A frente da segunda maior bancada oposicionista, o líder do Democratas, deputado Antônio Carlos Magalhães Neto, fala das escolhas do partido.
Antônio Carlos Magalhães Neto: As Comissões do Democratas são a de Seguridade Social e Família, que trata entre outros assuntos da área Saúde; e a de Segurança Pública. Para Seguridade Social e Família, eu estou indicando o deputado Mandetta, do Mato Grosso do Sul; e para Segurança Pública, o deputado Efraim Filho, da Paraíba.
Geórgia Moraes: O PR, reunido em bloco com outros seis pequenos partidos, ficou com as Comissões de Turismo e Desporto e Legislação Participativa. O líder da legenda, deputado Lincoln Portela, comenta as indicações dos deputados José Rocha e Anthony Garotinho para as respectivas presidências.
Lincoln Portela: Neste momento em que o Brasil se prepara para a Copa do Mundo, é muito importante, o deputado José Rocha é inclusive representante do partido na Comissão da Lei Geral da Copa. E o ex-governador Anthony Garotinho é um homem capacitado para dar inclusive uma dinâmica nova à Comissão de Legislação Participativa. O fato do deputado Garotinho ter experiência como ex-governador, de mobilização popular, de ser um homem de mídia, por certo, ele fará com que essa comissão tenha uma nova dimensão no cenário político nacional.
Geórgia Moraes: Pela primeira vez, o Partido Verde, reunido em bloco com o PPS, terá direito à Comissão de Meio Ambiente. O presidente será o próprio líder do partido, deputado Sarney Filho. Ele explica a importância da indicação neste ano.
Sarney Filho: É evidente que com a proximidade da Rio+20, nossa primeira preocupação é colocar o Congresso e a sociedade a par daquilo que vai ocorrer e que não possa somente tomar conhecimento, mas possa participar efetivamente. A gente já tem discutido. É lógico que agora com o ambientalismo voltando à Comissão de Meio Ambiente, esses vão ser temas focais da nossa atuação.
Geórgia Moraes: O PSD, partido criado no ano passado, reivindicou duas vagas de presidente de comissão, por ter uma bancada de 47 deputados em exercício. A decisão da Mesa Diretora, entretanto, excluiu o partido da presidência dos colegiados porque o PSD sequer existia no momento das eleições. Liminar em mandado de segurança proposto para garantir as vagas também foi negada no Supremo Tribunal Federal. De Brasília, Geórgia Moraes.

Programa destinado a divulgar o melhor do rock latino-americano.