Rádio Câmara

Reportagem Especial

Jovens líderes - Mobilização pela reforma de praças públicas (05'07")

27/09/2010 - 00h00

  • Jovens líderes - Mobilização pela reforma de praças públicas (05'07")

Cecília Lotufo, hoje 36 anos, já foi musa do movimento caras-pintadas. Em 1992, em São Paulo, ela acompanhou voto a voto a transmissão ao vivo de Brasília a abertura do processo de impeachment contra o ex-presidente Fernando Collor.

A multidão foi comparada ao movimento estudantil da década de 60 contra a ditadura, mas sob o enfoque da manutenção do regime democrático, em vez da luta pela queda do regime em 68.

A energia jovem, segundo Cecília, foi direcionada para a intervenção no momento político da época.

"Eu era uma menina, uma adolescente, que é bem essa época que a gente percebe que tem muita força. E essa energia nessa época está a ponto de explodir, e isso foi um pouco do que aconteceu, foi um momento que eu estava com muita coisa dentro de mim e eu precisava colocar isso para fora. Foi como uma explosão mesmo que isso aconteceu na minha vida e no meu entorno"

A ex cara-pintada ainda acredita na mobilização juvenil em momentos de crise política, mas escolheu um novo caminho. Cecília Lotufo criou o projeto "Boa Praça", onde moradores se juntam para recuperar, por conta própria, espaços públicos na capital paulista.

A reforma de praças conta com a ajuda do comércio local e a comunidade se envolve na obra. Os novos espaços são utilizados pelas crianças e adolescentes da vizinhança, com lazer e esporte.
Cecília acredita que essa é uma nova forma de diálogo com a juventude.

"A gente começa a perceber que é preciso ter uma relação mais profunda da sociedade com o adolescente e vice-versa. Hoje a gente vem trabalhando para escutar mais esses adolescentes para encontrar dentro dele qual o espaço que ele vislumbra para ele, para que ele não tenha esses espaços ociosos e acabem ocupando ambientes que não digam respeito a ele necessariamente"

A cientista social, Janice Sousa, vê a mobilização dos jovens como irreversível, apesar de pontuais ainda em temas ligados diretamente a esse grupo e não em assuntos políticos nacionais.

"É uma tendência que está sendo identificada na última década, de meados de 90 para cá, que tem aparecido em movimentos que começaram pontuais e que se espalharam pelo Brasil. Um exemplo é o movimento de luta pelo transporte coletivo, pelo passe livre, que se espalhou pelo Brasil inteiro"

A pintura no rosto de Cecília Lotufo já saiu, mas ainda há herdeiros dos cara-pintadas país adentro. Em Alagoas, estudantes realizaram dois protestos no mês de agosto pelas ruas de Maceió contra a candidatura do senador Fernando Collor ao governo do Estado.

Cecília acredita no poder dos jovens. E acredita nas mudanças trazidas pela ação organizada mesmo que seja por pequenos grupos, aqui e ali...

"Eu tenho uma crença que o mundo pode ser melhor do que é hoje. Ele pode ser um mundo mais justo, mais humano. E acredito que as pessoas tem isso na sua própia origem, que no fundo a humanidade gostaria de ser assim, então eu vou buscando dentro do meu jeito de ser formas de ação que possam me levar através desse caminho e ao mesmo tempo transformar de alguma forma o mundo que eu vivo"

De Brasília, Keila Santana.

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h