Rádio Câmara

Reportagem Especial

Campo Grande se envolve totalmente na guerra contra a dengue (05'20'')

02/12/2008 - 00h00

  • Campo Grande se envolve totalmente na guerra contra a dengue (05'20'')

No ano passado, Campo Grande, capital de Mato Grosso do Sul, respondia, sozinha, pela metade dos casos de dengue registrados no País.
Esse vergonhoso título mobilizou governo local e a população para combater o mosquito.

A prefeitura lançou uma gincana que distribuía prêmios em dinheiro para as equipes que conseguissem recolher mais material que serve como foco do mosquito: pneus, garrafas pet e entulhos de construção.

Sessenta e nove equipes foram formadas e a gincana envolveu toda a cidade. O prefeito de Campo Grande, Nelson Trad Filho, lembra que as equipes juntaram tanto material que todo mundo ficou surpreso.

"Quando a gente se deu conta, no depósito da prefeitura, você não conseguia andar mais, um enorme galpão cheio de material reciclado. Esse cara da Agência do Desenvolvimento falou: 'eu vou trazer aqui os empresários que compram esse material, com os quais a gente negociou os terrenos para eles poderem instalar as indústrias deles. Vamos ver se eles querem'. Levou os caras lá, o cara que vende pneu ficou doido, falou: 'nunca vi tanta mercadoria, eu compro!'. O cara da garrafa pet, vidro e plástico, a mesma coisa. Com a venda desse material para esses empresários, a gente recuperou o dinheiro da gincana e ainda sobrou R$ 73 mil no caixa da prefeitura."

O prefeito conta que os líderes das equipes logo perceberam que aquilo dava dinheiro e começaram a organizar pequenas empresas informais, catando o lixo e revendendo diretamente para os empresários.

O artesão Ladislau Oliveira Dias participou da equipe ganhadora da gincana no ano passado, que recebeu 15 mil reais de prêmio.

Ele conta que pegou dengue e todo o mal-estar causado pela doença o levou a participar da gincana para combater o mosquito.

Ladislau se orgulha de ter contribuído para diminuir os casos de dengue na cidade. Para ele, a comunidade ficou sensibilizada pela gincana e deu mais valor à importância do combate à dengue.

"O que mais a gente achou que conscientizou foram as crianças, e elas começaram a cobrar dos pais ... O motivo que nos ajudou, as crianças estarem incentivadas, estarem procurando. E elas cobram da gente mesmo. E uma coisa importante é que nosso grupo continuou trabalhando."

A equipe de Ladislau continua coletando material reciclável e vendendo. Por enquanto, estão se dedicando exclusivamente à gincana, promovida novamente este ano pela prefeitura. Mas, depois, a idéia é montar uma associação.

"E houve uma aceitação do pessoal dessas empresas de reciclagem, e eles estão ganhando dinheiro através disso. Até a gente sentar para montar uma associação, alguma coisa, para nós sermos o intermediário deles."

A prefeitura agora está investindo nas micro-empresas de reciclagem.

Foi implementado um pólo para pequenas empresas recicladoras e um Programa de Incubadoras Municipais de Empresas que Campo Grande recebeu o prêmio Cidade Cidadã, da comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara.

O programa de incubadoras fornece às novas empresas assistência temporária, como apoio técnico e cessão de infra-estrutura.

Além disso, por este programa são realizados cursos de capacitação para os novos pequenos empresários.

Além da diminuição drástica da dengue na cidade, o prefeito Nelson Trad Filho comemora também a diminuição do lixo no aterro sanitário.

"Começou a ter menos lixo para ser enterrado, porque estão tirando dele o plástico, a garrafa pet, o vidro, o papel, o pneu. Então, a vida útil do nosso aterro sanitário foi superestimada em mais onze anos."

Com a criação do Pólo Empresarial para Pequenas Empresas de Reciclagem, existem na cidade 14 empresas reciclando produtos como plásticos, vidros, pneus, óleo automotivo e de cozinha, entulhos de construção civil e podas de árvores.

De Brasília, Adriana Magalhães.

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h