Rádio Câmara

15 Minutos de Cidadania

Eleições no 2º turno Bl 01 (08'43'')

  • Eleições no 2º turno Bl 01 (08'43'')

Neste domingo, dia 26 de outubro, cerca de 27 milhões de pessoas de 30 municípios com mais de 200 mil eleitores voltam às urnas para definir quem será o prefeito.

De acordo com a Constituição e a legislação eleitoral, caso um candidato não alcance metade dos votos válidos mais um no primeiro turno, então a eleição deve ser decidida em um segundo turno. E isso vai acontecer em 11 capitais: Manaus, Macapá, Salvador, São Luís, Belo Horizonte, Cuiabá, Belém, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Florianópolis e São Paulo.

Também haverá segundo turno em outras 19 cidades com mais de 200 mil eleitores. São elas: Vila Velha, Anápolis, Contagem, Juiz de Fora, Montes Claros, Campina Grande, Londrina, Ponta Grossa, Campos, Petrópolis, Canoas, Pelotas, Joinville, Bauru, Guarulhos, Mauá, Santo André, São Bernardo do Campo e São José do Rio Preto.

Quem não votou no primeiro turno pode votar no segundo? E o que acontece com quem não votou e nem justificou a ausência? Por que algumas cidades têm segundo turno e outras não? Confira as respostas no 15 Minutos de Cidadania

O 15 minutos vai ao ar, quinzenalmente, às 8h30, e tem a apresentação e a produção da jornalista Adriana Romeo.

Uma análise da eficácia das leis brasileiras

Segunda e sexta às 13h

facebook twitter spotify podcasts apple rss

Todas as Edições