Rádio Câmara

Reportagem Especial

Especial Ensino Superior 2 - Situação da educação à distância no Brasil (05'36'')

04/08/2008 - 00h00

  • Especial Ensino Superior 2 - Situação da educação à distância no Brasil (05'36'')

NA REPORTAGEM ESPECIAL DE HOJE, CONHEÇA A SITUAÇÃO DA EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA NO BRASIL.

Antônio Lindalberto Pereira de Almeida mora em Pacajus, no interior do Ceará. Hoje, ele realiza um sonho alimentado por 20 anos: o de fazer licenciatura. Ele faz um curso à distância de Licenciatura em Letras, pela Universidade Aberta do Brasil, no pólo de Aracoiaba, cidade localizada a 72km de onde mora, pela Universidade Federal do Ceará. Ele reconhece que já tentou, mas não teria condições de fazer um curso presencial, pois a universidade mais próxima fica em Fortaleza, a 50 km de sua cidade.

"Em 87 foi minha primeira tentativa por regime normal, presencial, e eu nunca consegui conciliar. Então eu esperava isso há mais de 20 anos para poder realizar esse sonho de tirar minha licenciatura."

Pensando justamente nas pessoas que vivem longe de universidades, foi criada a Universidade Aberta do Brasil, UAB. Ela é uma articuladora das instituições públicas do Brasil que oferecem cursos à distância, que podem ser de graduação, pós-graduação e especialização. O coordenador-geral do programa, Celso José da Costa, diz que a Universidade Aberta do Brasil tem foco nos professores de ensino fundamental que não têm a formação na sua área, ou seja, um dentista que dá aulas de química ou um engenheiro que é professor de matématica. Outros professores têm situação ainda pior: já estão lecionando mas não têm formação superior alguma. E a educação à distância faz a formação inicial desses professores, explica Celso.

"Se formos esperar pelo sistema presencial pela maneira como ele está articulado agora, as estatísticas mostram que a gente vai demorar uns 50 anos para poder formar os professores de física, por exemplo. Então a educação à distância entra emergencialmente na formação inicial e entra um pouco mais forte na questão da formação continuada".

Alguns especialistas destacam que os encontros presenciais, que representam 20% do curso, devem ser bem trabalhados, para que o estudante possa, nesses momentos, construir seu perfil como futuro educador. A diretora da Associação Brasileira de Educação à Distância - IBED, Rita Maria Lino Tácia, destaca a importância desses encontros presenciais.

"No projeto pedagógico do curso, os encontros presenciais contemplem situações em que os alunos possam construir essa relação de modo a construir a identidade do futuro professor. Então no projeto pedagógico é possível suprir essa dificuldade, elaborando encontros presenciais ricos, no que diz respeito ao relacionamento, ao compartilhamento, à troca de experiências entre os parcipantes, com professores, que possam permitir essa construção da identidade."

O coordenador-geral da Universidade Aberta do Brasil, Celso José da Costa, diz que existem cerca de 70 instituições articuladas, com 35 mil alunos estudando em vários pólos espalhados pelo território nacional. Os pólos são localizados em cidades que não possuem universidades públicas. Nesses locais, se o aluno não tiver acesso à internet em casa, pode contar com computadores e laboratórios para as licenciaturas que necessitam de prática, como biologia e química. Antônio Lindalberto, o aluno de educação à distância do Ceará, reconhece que o pólo onde estuda tem uma sala com computadores. Mas diz que, várias vezes, viu que a sala não estava aberta aos estudantes, e já ouviu algumas reclamações das dificuldades de colegas que não têm internet em casa. É nos pólos também que os alunos têm as aulas presenciais. Apesar das dificuldades, Rita Maria Lino considera a Universidade Aberta do Brasil um grande avanço na disseminação da educação em nosso vasto país.

"Não estou falando de capitais, em que as pessoas têm acesso às universidades, e podem chegar às universidades. Mas eu penso em regiões em que as pessoas têm que viajar 3, 4 horas para chegar numa universidade, ou então que não conseguem chegar. Aí, com a Universidade Aberta, a aprendizagem passa a ser uma situação viável para esse contexto que muitas vezes não teria acesso à educação."

O acesso aos cursos à distância é igual ao presencial, inclusive com vestibular. Entretanto, a Educação à Distância não é aceita por todos. O Conselho Federal de Biologia, por exemplo, editou resolução vetando o registro de quem se formou em curso de Educação a Distância. O coordenador da Universidade Aberta do Brasil chama de incongruente a decisão do conselho, uma vez que uma lei maior reconhece os cursos à distância, e diz que já estão fazendo articulações para tentar reverter o quadro. Se você quiser pesquisar algum curso à distância, entre na página da UAB, anote o endereço: www.uab.capes.gov.br.

De Brasília, Adriana Magalhães.

AMANHÃ, VOCÊ VAI CONHECER O ESPAÇO DAS INSTITUIÇÕES PARTICULARES E A IMPORTÂNCIA DA AVALIAÇÃO DOS CURSOS.

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h