Rádio Câmara

Reportagem Especial

REPRISE - Especial Brasília 4 - Do sonho de Dom Bosco à realidade de 2007: os problemas de uma cidade grande (06'41'')

21/04/2008 - 00h00

  • REPRISE - Especial Brasília 4 - Do sonho de Dom Bosco à realidade de 2007: os problemas de uma cidade grande (06'41'')

Brasília tem apenas 47 anos de idade e realidade de cidade grande. Está com mais de dois milhões de habitantes. Mesmo assim, o Distrito Federal é o estado brasileiro com melhor índice de desenvolvimento humano - IDH, que mede a qualidade de vida da população. O jornalista Samuel Possebon, que veio de São Paulo para Brasília há 7 anos, diz que realmente ficou encantado com a qualidade de vida na capital do Brasil. Ele chegou na cidade para fazer mestrado e voltar para São Paulo, mas acabou trabalhando na sucursal da mesma empresa em que trabalhava lá, se casou com uma brasiliense e fincou raiz em Brasília.

"Eu me apaixonei pela cidade, uma cidade que oferece uma qualidade de vida incomparável com qualquer outra cidade, especialmente para quem vem de São Paulo, tem que conviver com problemas de trânsito, poluição sonora, visual, com problemas de violência, Brasília te representa um ganho que você não consegue ter de nenhuma outra maneira, isso me conquistou, fora o fato de que é uma cidade extremamente agradável, extremamente bonita, é uma cidade em que as coisas funcionam. Então, o que você perde vindo para Brasília, uma cidade menor que São Paulo, sem tantas atrações culturais, ou comerciais, você ganha em qualidade de vida. E foi isso que me cativou."

O vice-governador do DF, Paulo Octávio, admite que Brasília tem problemas em todas as áreas, mas a questão das invasões é um ponto que preocupa especialmente o governo. Tanto que, em 4 meses depois da posse do novo governador, já foram derrubadas várias casas construídas em invasões, que se multiplicaram por anos e anos no DF.

"Brasília tem problemas já de muitas cidades grandes. Por isso que nós temos que ter um governo muito preocupado com esse ordenamento territorial, nessa questão fundiária. Na questão de perspectiva de futuro. Não podemos deixar as invasões tomarem conta da cidade, porque, senão, daqui a pouco, fica incontrolável."

Para regularizar a questão do ordenamento territorial do DF, o governo está enviando à Câmara Legislativa uma proposta de emenda à Lei Orgânica do Distrito Federal. O projeto visa apressar a aprovação do Plano Diretor de Ordenamento Territorial - PDOT - do Distrito Federal, que deveria ter sido aprovado em 2005. Paulo Otávio destacou que o que o governo quer é tornar toda a cidade legal, regularizando condomínios e lutando pelo planejamento urbano. O vice-governador destaca que o plano Diretor é uma exigência do Estatuto das Cidades e prepara Brasília para o futuro.

O inchaço de Brasília, provocado pelas ocupações irregulares e pela falta de planejamento, afeta várias outras áreas do DF. Um dos problemas é o trânsito. Samuel Possebom, o paulistano que adotou Brasília, confessa que ri quando ouve alguém dizer que a capital federal tem problema de engarrafamento, pois está acostumado aos quilômetros de congestionamento em São Paulo.

"Quando eu ouço os brasilienses dizendo que Brasília está com problemas de trânsito, que aumentou o número de carros aqui, eu dou risada. O problema de trânsito, morando no Plano Piloto, eu não estou dizendo do trânsito que você pega para ir para Taguatinga, ou outras cidades satélites, aí realmente mais complicado e é um problema sério de Brasília. Mas o trânsito no Plano Piloto, que você pega eventualmente na Esplanada ou na rua atrás dos Ministérios, alguns outros pontos de congestionamento até nas entrequadras comerciais, principalmente no horário de almoço e final da tarde, é ridículo comparado com o que você tem em São Paulo."

Mas, como Brasília foi minuciosamente planejada, os urbanistas destacam que os problemas de engarrafamento e falta de vagas já são preocupantes. Para tentar resolver a questão da falta de vagas nas entrequadras, o governo local está analisando, junto a Oscar Niemeyer, a possibilidade de se construírem estacionamentos subterrâneos no local. O professor de arquitetura da UnB, Antônio Carlos Carpintero, considera inevitável a implantação desse projeto. Já o superintendente do Iphan em Brasília, Alfredo Gastal, acha que se deve fazer um sério estudo de tráfego antes de implantar a medida.

"Porque os problemas maiores de Brasília hoje são de trânsito. E de repente colocar uma gigantesca garagem, num ponto só, com uma saída só, isso pode ser uma coisa terrível para a cidade, e não uma solução."

O transporte público do DF, mal-servido por vans piratas e ônibus em estado de calamidade, também preocupa os governantes. Tanto que no dia do aniversário da cidade, as empresas que fazem o trabalho urbano vão entregar 500 novos ônibus à população, sob a pena de ter as linhas licitadas. Com isso, o vice-governador Paulo Octávio reforça que o objetivo é tornar Brasília uma cidade legal novamente.

"A preservação da cidade é muito importante. Brasília é uma cidade muito jovem e nós temos que ter o cuidado de deixar a cidade para o futuro. Uma cidade como nos foi legada, Juscelino, os pioneiros, tiveram muito trabalho para fazer Brasília".

Brasília completa 47 anos. Do sonho de Dom Bosco à realidade de 2007, chega-se a uma cidade que tem problemas comuns a qualquer outra. A solidão do planalto vazio dos primeiros anos deu lugar a uma vida frenética de grande cidade, mas o horizonte, que encanta os moradores e visitantes, continua livre, para quem quiser apreciar.

De Brasília, Adriana Magalhães

Reportagem - Adriana Magalhães
Produção - Lucélia Cristina e Mônica Lion
Coordenação e edição - Aprígio Nogueira

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h