Rádio Câmara

A Voz do Brasil

Deputados avaliam iniciativas na área de pesquisa agropecuária (20'51")

16/11/2007 - 19h40

  • Deputados avaliam iniciativas na área de pesquisa agropecuária (20'51")

TEC- VINHETA/ABERTURA....
LOC- Deputados avaliam iniciativas na área de pesquisa agropecuária
LOC- Parlamentares comentam ações para o desenvolvimento regional
TEC- SOBE VINHETA/ABERTURA....
LOC- CELSO MALDANER, do PMDB, participou da inauguração de uma unidade da Performance Centrais Elétricas em Flor do Sertão. A obra teve a participação do cooperativismo catarinense, que investiu 47 milhões de reais entre recursos próprios e financiados pelo BNDES e Caixa Econômica Federal.
LOC- CELSO MALDANER também defendeu o projeto que cria o fundo especial para situações de calamidade pública e que segundo ele vai otimizar pro exemplo ações em Santa Catarina, que foi atingida recentemente por uma tempestade que deixou treze cidades afetadas e três mil pessoas desalojadas.
LOC- A Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste, Sudene, realizou encontro de representantes de estados nordestinos com o Fundo Russell 20-20. CLEBER VERDE, do PRB maranhense, explicou que o fundo reúne empresários norte-americanos interessados em investir no país.
LOC- No Maranhão, disse CLÉBER VERDE, o governo apresentou aos empresários aspectos da infra-estrutura do estado e potenciais investimentos. Segundo o deputado, os principais ramos econômicos a serem explorados no estado são o biodiesel, a mineração e o turismo.
LOC- Reunião em Manaus debateu a situação do Programa Luz para Todos no Amazonas. Segundo ÁTILA LINS, do PMDB, o cronograma prevê a conclusão das obras em 2008, mas o estado é um dos mais atrasados do país na implantação de energia elétrica em comunidades carentes e zonas rurais.
LOC- Lideranças políticas do estado estão solicitando a prorrogação do programa para 2010. A meta do Luz para Todos é realizar 81 mil ligações elétricas nos 61 municípios amazonenses, mas segundo ÁTILA LINS, apenas 20 mil ligações foram feitas até agora.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- LAEL VARELA, do DEM mineiro, criticou a política do governo de reconhecimento de quilombos que, de acordo com o deputado, provoca divisão e conflito racial e atenta contra o direito de propriedade de terras devidamente escrituradas e em plena produção.
LOC- LAEL VARELA apresentou o livro A Revolução Quilombola que contém reportagens sobre dramáticas desapropriações no Espírito Santo, Santa Catarina e Rio de Janeiro e denuncia a obtenção fraudulenta de assinaturas para o reconhecimento dos quilombos, além da falta de assistência do governo aos remanescentes.
TEC- VINHETA/AGRICULTURA...
LOC- Deputados avaliam iniciativas na área de pesquisa agropecuária
LOC- GONZAGA PATRIOTA, do PSB de Pernambuco, cumprimentou a Embrapa pelas conquistas obtidas no Nordeste por meio das pesquisas desenvolvidas em parceria com outros órgãos, que viabilizou atividades como a produção de pêssego, maçã e romã no semi-árido.
LOC- GONZAGA PATRIOTA enfatizou a importância do governo federal alocar mais recursos no Orçamento Geral da União para a Embrapa a fim de que os pesquisadores da empresa possam aprimorar seus estudos e continuar a prestar contribuições ao setor produtivo nacional.
LOC- ADÃO PRETTO, do PT gaúcho, parabenizou a juíza Pepita Durski Tramontini Mazini que suspendeu a liberação do plantio de milho transgênico e determinou que a CTNBio não autorize a comercialização do protudo sem que haja medidas que garantam a coexistência de variedades convencionais com os transgênicos.
LOC- ADÃO PRETTO explicou que a decisão defende o plantio de produtos orgânicos e convencionais, protegendo a saúde dos brasileiros e o meio ambiente e estimula a procura e o melhor preço do produto, uma vez que o Brasil é o único país que produz milho orgânico.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- MANATO, do PDT, comunicou reunião da bancada do Espírito Santo com o ministro da pesca em que foram apresentados os projetos que irão beneficiar o estado capixaba e as demais unidades da federação.
LOC- MANATO ainda anunciou a eleição do deputado Neucimar Fraga para coordenar os trabalhos da bancada capixaba na Casa até fevereiro de 2008 e reafirmou sua confiança no parlamentar para assegurar ações em favor do estado.
LOC- DUARTE NOGUEIRA, do PSDB paulista, participou da reunião de Planejamento Estratégico e Empresarial para 2008, organizada pelas Câmaras Setoriais de Máquinas e Implementos Agrícolas e de Equipamentos de Irrigação da Abimaq, realizada em Ribeirão Preto.
LOC- DUARTE NOGUEIRA apresentou propostas discutidas durante o encontro como a retirada da taxa flat de quatro por cento incidente sobre os financiamentos das linhas Moderfrota e Finame Especial e a desburocratização e homogeneização dos processos de obtenção da Outorga de Uso dos Recursos Hídricos.
TEC- 09 Spot Câmara Faz - Pregão Eletrônico - 30 seg
TEC- VINHETA/SEGURANÇA PÚBLICA...
LOC- Plenário demonstra preocupação com casos de violência no campo
LOC- Representantes da Comissão de Direitos Humanos participaram de audiência pública em Curitiba para investigar a denúncia de formação de milícias armadas que atuam contra o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra no Paraná.
LOC- ADÃO PRETTO, do PT gaúcho, lamentou que três dias após a audiência um novo confronto tenha deixado dois mortos, entre eles o militante do MST Valmir Motta de Oliveira. Ele cobrou agilidade na apuração do caso e punição exemplar para os mandantes do crime.
LOC- DOUTOR ROSINHA, do PT do Paraná, também exigiu justiça na apuração do assassinato do integrante do MST, Valmir Motta de Oliveira.
LOC- DOUTOR ROSINHA reproduziu nota enviada à imprensa pela Via Campesina. No documento, entre outras reivindicações, eles exigem a punição dos responsáveis pelos crimes, principalmente os mandantes, e a desarticulação da milícia armada no Paraná.
LOC- IVAN VALENTE, do PSOL de São Paulo, repudiou o assassinato de Valmir Motta, líder do movimento Via Campesina no Paraná. A morte foi provocada em confronto entre trabalhadores sem-terra e seguranças da multinacional Sygenta, cuja fazenda no interior do estado foi invadida por realizar experimentos transgênicos.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- BRIZOLA NETO, do PDT do Rio de Janeiro, condenou a ação das forças policiais realizada em outubro em favelas da capital. Para o deputado, as cenas mostradas pela televisão indicam extermínio nas comunidades pobres da cidade.
LOC- Na visão do parlamentar, o combate ao crime não pode transformar em praça de guerra as zonas pobres e as favelas da cidade. BRIZOLA NETO recordou que as regiões invadidas pela polícia são habitadas por milhares de trabalhadores, estudantes, crianças, donas de casa.
LOC- WILLIAM WOO, do PSDB, narrou visita da CPI do Sistema Carcerário aos presídios de Presidente Bernardes e Presidente Venceslau, em São Paulo, e agradeceu à secretaria paulista de segurança pelas informações referentes aos detentos mais perigosos e ao Regime Disciplinar Diferenciado.
LOC- WILLIAM WOO considerou satisfatório o sistema penitenciário paulista pela arquitetura e administração e elogiou a construção de 44 novos presídios no estado, para atender o aumento da população carcerária em torno de seis mil detentos.
LOC- LUIZ COUTO, do PT paraibano, comunicou visita da Comissão de Direitos Humanos ao Paraná com o objetivo de verificar a ação de empresas privadas que estão contratando pistoleiros para agir contra trabalhadores rurais.
LOC- LUIZ COUTO pediu ao governador paranaense que tome providências contra os atos de violência que ameaçam os agricultores e zele pelos direitos humanos no estado.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputados comentam descoberta de adulteração do leite
LOC- NAZARENO FONTELES, do PT piauiense, parabenizou a Polícia Federal pelo desbaratamento da quadrilha que adulterava o leite distribuído em Uberaba e Passos, no estado de Minas Gerais. Duas cooperativas e um funcionário do Ministério da Agricultura faziam parte da quadrilha.
LOC- NAZARENO FONTELES cobrou da Anvisa mais empenho no controle e na fiscalização dos produtos alimentícios, conforme determina a lei que protege a segurança e a qualidade dos alimentos.
LOC- CHICO LOPES, do PC do B cearense, conclamou os deputados para assinarem o requerimento de criação da CPI que irá investigar as denúncias de adulteração de leite por cooperativas de Minas Gerais, irregularidade que atenta contra a vida dos consumidores brasileiros.
TEC- VINHETA/SAÚDE...
LOC- SEBASTIÃO BALA ROCHA, do PDT do Amapá, comunicou audiência pública realizada na Comissão da Amazônia que tratou de escalpelamento, medidas preventivas e direitos das mulheres escalpeladas.
LOC- SEBASTIÃO BALA ROCHA ressaltou que a reunião contou com a participação de especialistas no assunto como o médico Cláudio Brito que tem o maior acervo do país sobre o problema e a ministra de políticas públicas para as mulheres, Nilcéia Freire.
LOC- DOUTOR PAULO CÉSAR, do PR, cumprimentou os médicos, especialmente os profissionais do Rio de Janeiro, pela comemoração do 18 de outubro.
TEC- VINHETA/ECONOMIA...
LOC- Representates dos moveleiros buscam alternativas contra a crise
LOC- JOSÉ CARLOS VIEIRA, do DEM catarinense, participou de reunião no Ministério da Fazenda, com representantes do setor moveleiro, para buscar mais incentivos ao segmento e garantir o crescimento da produção.
LOC- JOSÉ CARLOS VIEIRA ainda destacou sessão realizada na Câmara de Vereadores de Joinville que concedeu a José Aluísio Vieira o título de Cidadão Benemérito por sua atuação à frente da Fundação Pró-Rim, trabalho que contribuiu para elevar o município ao padrão de qualidade de saúde internacional.
LOC- RENATO MOLLING, do PP gaúcho, cobrou do governo federal mais atenção com o setor moveleiro, que está sendo prejudicado pela constante queda do dólar. Ele argumentou que a indústria brasileira de móveis é formada por mais de 16 mil empresas e responde por mais de 200 mil empregos.
LOC- RENATO MOLLING lembrou ainda que em maio deste ano a cadeia moveleira esteve em Brasília para entregar uma pauta de reivindicações ao governo federal, que até hoje não foi atendida.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- MAURO BENEVIDES, do PMDB, apelou ao presidente Lula para cumprir seu compromisso de campanha e assegurar a instalação da Usina Siderúrgica do Ceará, cuja concretização vem sendo protelada.
LOC- MAURO BENEVIDES sustentou que a Ceará Steel constitui o melhor caminho para acelerar o desenvolvimento regional, pois vai garantir a criação de cerca de 3.700 empregos diretos, estimulando a inclusão social e econômica.
LOC- BARBOSA NETO, do PDT paranaense, reproduziu trechos de dois artigos do jornalista Hélio Fernandes em que o colunista defende a retomada do controle da empresa Vale do Rio Doce pelo governo. Na visão do parlamentar, a Vale não foi vendida, mas sim doada às empresas privadas.
LOC- Os artigos mencionaram ainda que um grupo de advogados prepara ação popular junto ao Supremo Tribunal Federal para anular a venda. BARBOSA NETO alegou que a empresa foi vendida por três bilhões de reais, enquanto suas reservas em minérios somam 1 trilhão e 700 bilhões de reais.
LOC- A presidente da frente parlamentar em defesa da Polícia Rodoviária Federal, ALICE PORTUGAL, do PC do B baiano, comunicou a realização de reunião na Casa que discutiu demandas como a implantação do plano de carreira do setor.
LOC- ALICE PORTUGAL ainda pediu ao Ministério da Justiça para receber a Frente Palarmentar e discutir as competências da Polícia Rodoviária Federal e a isonomia da categoria com a Polícia Federal.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- SILAS CÂMARA, do PSC amazonense, cumprimentou a comissão de transportes pelo início dos debates sobre a profissão dos mototaxistas, segmento que representa importante atividade econômica que gera empregos, renda e dignidade para o povo de cidades pequenas com escassos meios de locomoção.
LOC- SILAS CÂMARA ainda comunicou a entrega das casas do Residencial Manaus que vai oferecer melhores condições de vida à população local. O deputado ainda cobrou mais ações do governo federal para combater a desigualdade que está acentuando-se nas regiãos Norte e Nordeste.
LOC- VANESSA GRAZZIOTIN, do PC do B amazonense, sustentou que a aprovação do projeto que trata da organização e do reconhecimento das centrais sindicais, acaba, na prática, com a contribuição sindical.
LOC- VANESSA GRAZZIOTIN ainda destacou a posição do ministro do Trabalho, Carlos Lupi, em favor do restabelecimento da contribuição sindical através da mobilização da base governista no Senado.
TEC- 04 Spot CARBONO NEUTRO - 30 seg
TEC- VINHETA/EDUCAÇÃO...
LOC- BARBOSA NETO, do PDT paranaense, defendeu a total implantação do PAC da Educação com o objetivo de garantir investimentos substanciais para fortalecer a educação no país e alcançar plenamente as metas da Lei de Diretrizes e Bases da Educação.
LOC- BARBOSA NETO lamentou que, chegado o fim da Década da Educação, período compreendido entre a aprovação da LDB até 2007, o conjunto das metas para melhorar o ensino não tenha sido alcançado. Mas o deputado elogiou avanços como a elevação do número de professores com nível superior.
LOC- ALEX CANZIANI, do PTB, comunicou visitas de representantes do Ministério da Educação a alguns municípios do Paraná para dar início ao processo de instalação de seis escolas técnicas para capacitar os jovens do estado e fortalecer a inserção no mercado de trabalho.
LOC- CARLOS SANTANA, do PT fluminense, comunicou manifestação no Bairro Bangu que cobra a instalação de um centro de formação profissional num prédio da Previdência Social que está desativado há 32 anos.
LOC- CARLOS SANTANA lembrou que a Zona Oeste tem uma população de cerca de dois milhões de pessoas e grande parte são jovens e adolescentes que estão ociosos sem perspectiva de ingressar no mercado, expondo potencial força de trabalho à influência do tráfico de drogas.
LOC- NEUCIMAR FRAGA, do PR, pediu o apoio do Ministério do Planejamento para evitar a demolição de um teatro com mais de trinta anos, localizado na cidade de Vitória, para construir a sede da Receita Federal capixaba.
LOC- NEUCIMAR FRAGA argumentou que existem outras áreas na Região Metropolitana da capital do Espírito Santo, que pertencem à União e podem ser utilizadas para receber o empreendimento, sem necessidade de destruir um patrimônio cultural da população do estado.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- PEDRO FERNANDES, do PTB maranhense, advertiu que a Casa não pode abrir mão do seu poder de legislar e deixar essa função a cargo do Executivo e do Judiciário e frisou que o Congresso precisa buscar meios para reduzir o elevado número de Medidas Provisórias que não atendem à urgência e relevância.
LOC- PEDRO FERNANDES ainda manifestou sua posição contrária a criação da TV Pública por Medida Provisória e defendeu a apresentação da matéria por projeto de lei, mecanismo que garantirá debates mais amplos e consistentes sobre o assunto.
LOC- ROBERTO BRITTO, do PP baiano, anunciou encontro da União dos Vereadores do Brasil, realizado na Casa, a fim de eleger o próximo presidente da entidade para o biênio 2007/2008 e acrescentou que durante o evento também foi discutida a PEC que define o número de representantes nos legislativos municipais.
LOC- A Primeira Conferência Municipal da Juventude, realizada em Porto Velho, no dia vinte e cinco de outubro, foi elogiada por EDUARDO VALVERDE, do PT de Rondônia, que considerou o evento indispensável para estimular a participação dos jovens nos debates sobre políticas públicas.
LOC- EDUARDO VALVERDE ressaltou a importância do jovem brasileiro estar presente na discussão de programas de geração de emprego, educação e de políticas relacionados ao problema do narcotráfico, do aborto e combate à violência.
LOC- EDINHO BEZ, do PMDB, informou a realização do Congresso Catarinense de Políticas Públicas Ambientais, que aconteceu em Criciúma.
LOC- EDINHO BEZ explicou que o evento teve por objetivo fortalecer as ações que viabilizem o bem-estar do ser humano e ampliar a preservação do meio ambiente aliada ao desenvolvimento sustentável.
TEC- VINHETA/HOMENAGEM....
LOC- MARCELO SERAFIM, do PSB, relacionou os eventos que marcaram o aniversário da capital do Amazonas, com destaque para a Festa do Boi Manaus, que atraiu cerca de 750 mil pessoas.
LOC- MARCELO SERAFIM acrescentou que a Festa do Boi Manaus é a mais concorrida de todo o Norte do Brasil, como resultado do bom trabalho realizado por seus organizadores.
LOC- MARCELO TEIXEIRA, do PR, saudou o município de Tarrafas, zona sul do estado do Ceará, onde a administração municipal tem implantado projetos inovadores para atender as principais demandas da população local.
LOC- Os 74 anos de Goiânia foram celebrados por PEDRO WILSON, do PT. Segundo ele, a cidade contribuiu para a consolidação de Brasília e o desenvolvimento de toda a região central do país.
LOC- Os 104 anos de Patos, no alto sertão paraibano, foram comemorados por RÔMULO GOUVEIA, do PSDB. O município, disse ele, possui forte vocação calçadista e constitui importante pólo de educação do estado.
LOC- RÔMULO GOUVEIA acrescentou que o time oficial da cidade, o Nacional de Patos, é campeão paraibano, está na terceira divisão do campeonato brasileiro e apresenta condições de continuar orgulhando os torcedores locais.
LOC- MAURO BENEVIDES, do PMDB cearense, comunicou solenidade realizada no TCU para conferir o Grande-Colar do Mérito a personalidades como o médico Aloysio Campos da Paz Júnior, ministros Carlos Mário da Silva Velloso e Eduardo Andrade Ribeiro de Oliveira, o juiz conselheiro José Fernandes Tavares e a CNI.
LOC- O jornal “O Mossoroense” completou no dia 17 de outubro 135 anos de existência. De acordo com SANDRA ROSADO, do PSB potiguar, ele é o terceiro periódico mais antigo do Brasil e o quarto da América Latina.
LOC- SANDRA ROSADO afirmou ainda que a história de “O Mossoroense” se confunde com o progresso do Rio Grande do Norte e a evolução de Mossoró, sendo considerado hoje o maior acervo cultural da cidade.
LOC- Os dez anos do Instituto Brasileiro de Direito da Família foram louvados por SÉRGIO BARRADAS CARNEIRO, do PT baiano, que cumprimentou o presidente e a vice-presidente do IBDFam, Rodrigo da Cunha Pereira e Maria Berenice Dias.
LOC- SÉRGIO BARRADAS CARNEIRO observou que o IBDFam tem o objetivo de promover estudos e pesquisas sobre as relações de família e sucessões e atuar como instrumento de intervenção político-científica, ajustados aos interesses familiares e ao exercício da cidadania.
LOC- DÉCIO LIMA, do PT catarinense, saudou os ganhadores do Prêmio Nobel da Paz, o indiano Rajendra Pachauri, e o ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, que possuem forte compromisso em fortalecer a luta contra o aquecimento global.
LOC- DÉCIO LIMA reproduziu as palavras dos ganhadores do Nobel da Paz relativas a necessidade da comunidade internacional pensar um modelo de sociedade com menor emissão de carbono e a criação de uma taxa sobre o CO2 que pode estimular as empresas a buscar tecnologias limpas.
LOC- AUGUSTO CARVALHO, do PPS do Distrito Federal, comemorou a aprovação esta semana na comissão de trabalho de projeto de sua autoria que obriga as empresas públicas a incluirem suas receitas e despesas no sistema integrado de administração financeira.
TEC– SONORA (26” até 42") – Augusto Carvalho: “Se a Câmara vier a aprovar esse projeto, nós teremos condições de poder exercer o papel de fiscalização que compete ao poder Legislativo sobre as empresas estatais, as empresas públicas que juntas dão um outro orçamento da república”.
LOC- AUGUSTO CARVALHO destacou ainda o prêmio Esso de maior contribuição à imprensa ganho pela organização contas abertas.
LOC- Termina aqui o jornal Câmara dos Deputados. Um bom final de semana e até segunda-feira!
TEC- VINHETA/ENCERRAMENTO.....

Programa do Poder Legislativo com informações sobre as ações desenvolvidas na Câmara Federal e opiniões dos parlamentares

De segunda a sexta, das 19h às 20h