Rádio Câmara

Reportagem Especial

Especial Antártica 1 - Conheça mais sobre o continente Antártico - ( 06' 11")

14/05/2007 - 00h00

  • Especial Antártica 1 - Conheça mais sobre o continente Antártico - ( 06' 11")

A REPORTAGEM ESPECIAL DESTA SEMANA VAI MOSTRAR AOS OUVINTES UM POUCO DO QUE É A ANTÁRTICA, O CONTINENTE GELADO. VOCÊ VAI CONHECER O PROGRAMA ANTÁRTICO BRASILEIRO E ENTENDER PORQUE É TÃO IMPORTANTE A PESQUISA DE NOSSO PAÍS NA ANTÁRTICA. VAMOS ABORDAR, TAMBÉM, O TURISMO, UMA ATIVIDADE CRESCENTE NA REGIÃO, QUE TEM UMA GRANDE PREOCUPAÇÃO COM A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE. HOJE, NA PRIMEIRA MATÉRIA DA SÉRIE, VOCÊ VAI CONHECER UM POUCO DO CONTINENTE ANTÁRTICO.

Pense no branco. Pense numa terra branca, coberta por camadas e camadas de gelo. Essa é a Antártica. É o continente mais frio do planeta: só para se ter uma idéia, na época mais quente do ano, a temperatura varia de zero a 40 graus negativos. No inverno, chegou a ser registrada a temperatura de 89,2 graus negativos, a mais baixa do planeta. Além de ser o continente mais frio, é o mais seco, o mais alto, o que mais venta, o mais remoto, o mais desconhecido e o mais preservado de todos. A Antártida é o quinto maior continente em extensão, somando cerca de 14 milhões de km2, quase duas vezes a área do Brasil. O pesquisador Jefferson Simões é responsável por grande parte da pesquisa brasileira do gelo e da neve na Antártica. Ele foi o primeiro brasileiro a atravessar a Antártica via terrestre, chegando ao pólo Sul, no verão de 2004 e 2005. A viagem durou dois meses, em que foram percorridos mais de 2.400 kms. Ele destaca a suntuosidade da camada de gelo que recobre a antártica.

"Trata-se de um continente de cerca de 14 milhões de km2, coberto por gelo, com espessura média de cerca de 2mil metros."

A viagem que Jefferson realizou há dois anos, com todas as facilidades da tecnologia moderna, foi realizada pela primeira vez no início do século 20. Dois desbravadores travaram uma verdadeira corrida pela chegada ao extremo sul da Terra, o Pólo Sul. De um lado, os integrantes da equipe do norueguês Roald Amundsen foram os primeiros seres humanos a pisar no pólo sul, em dezembro de 1911. Apenas 35 dias depois, o inglês Robert Scott também atingia o pólo sul, numa expedição marcada pelo erro de levar pôneis para carregar o equipamento. Ele morreu na viagem de volta, a poucas centenas de metros de um depósito de comida e combustível, após uma série de infortúnios. De lá para cá, já houve reivindicação daquele território por alguns países, mas em 1961, entrou em vigor o Tratado da Antártica. Desde então, ficou determinado que a Antártica será para sempre exclusivamente utilizada com fins pacíficos e não será convertida em cenário de discórdia internacional. As atividades realizadas na área do Tratado da Antártica devem ser planejadas e executadas a fim de limitar os impactos negativos sobre o meio ambiente.

TRILHA

O Brasil é um dos 29 membros consultivos do Tratado da Antártica, tendo direito a voz e voto nas reuniões anuais que tratam do futuro e da conservação do continente gelado. Para conseguir fazer parte desse grupo, o Brasil assumiu o compromisso de realizar pesquisa científica e preservar o meio ambiente antártico. O contra-almirante José Eduardo Borges de Souza, secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, gerente do Programa Antártico Brasileiro, destaca a importância de integrar esse grupo restrito.

"países são membros consultivos do tratado, isso significa ter direito a voz e a voto nas decisões sobre o destino do continente antártico. Essa é uma condição estratégica que o país adquiriu porque ele realiza pesquisas relevantes, significativas no continente Antártico, reconhecidas pela comunidade científica internacional."

O Brasil assumiu seu posto na Antártica há 25 anos, com a inauguração da Estação Antártica Comandante Ferraz. O gerente do Programa Antártico brasileiro destaca que existem aspectos estratégicos, políticos e econômicos para que o Brasil se mantenha no continente antártico. Sob o ponto de vista estratégico, é importante estar presente no último continente do planeta que não tem divisão geopolítica. Além disso, a Antartica domina as passagens entre três oceanos: Pacífico, Atlântico e índico, destaca o contra-almirante.

"Para o Brasil, que tem 95% do seu comércio exterior baseado em navios, dominar essas passagens é um fator estratégico muito importante. Segundo fator estratégico, o Brasil está aprendendo a trabalhar em ambientes inóspitos, como é a Antártica. A Antártica é o continente mais frio, mais ventoso, mais tumultuado, e mais inóspito do planeta. Nós estamos aprendendo a trabalhar lá e isso significa aprender a fazer apoio logístico a grandes distâncias."

Outro ponto fundamental é que somente 29 países estão na Antártica e o Brasil é um deles. No âmbito político, a presença do Brasil significa o respeito da comunidade internacional, destaca o gerente do Programa Antártico Brasileiro. E ainda existem as vantagens econômicas.

"Na Antártica, existem minerais hidrocarbonetos que podem sustentar o planeta por 200 anos. Significa que, quando for autorizada a exploração mineral daquele continente, só poderão explorar aqueles países que realizaram pesquisas lá, e o Brasil é um dos 29 países que têm essa condição."

Além disso, a Antártica é a maior reserva de água doce do planeta.

De Brasília, Adriana Magalhães.

A REPORTAGEM ESPECIAL DE AMANHÃ VAI MOSTRAR O QUE É O PROGRAMA ANTÁRTICO BRASILEIRO E AS PESQUISAS REALIZADAS NO CONTINENTE GELADO.

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h