Rádio Câmara

A Voz do Brasil

Parlamentares cobram soluções para servidores públicos - ( 20' 11" )

28/06/2006 - 19h40

  • Parlamentares cobram soluções para servidores públicos - ( 20' 11" )

TEC- VINHETA/ABERTURA....
LOC- Parlamentares cobram soluções para servidores públicos
LOC- Estados realizam convenções para definir candidatos
LOC- CPI das Sanguessugas inicia trabalhos hoje
TEC- SOBE VINHETA/ABERTURA....
LOC- LUIZ CARLOS HAULY, do PSDB do Paraná, informou que a CPI das Ambulâncias iniciou seus trabalhos na manhã desta quarta-feira. Na sua opinião, a Comissão não deve investigar apenas parlamentares, mas também aqueles que ordenaram as despesas.
LOC- LUIZ CARLOS HAULY afirmou que, apesar do presidente da República, o Brasil avança e funciona. Ele destacou que sexta-feira é o último dia em que o presidente poderá aparecer na publicidade oficial, como exige a legislação eleitoral.
LOC- Na avaliação de LUIZ CARLOS HAULY, sem propaganda, o governo vai experimentar o fracasso nas urnas. O mesmo, segundo ele, ocorre no Paraná, onde o governador segue a mesma cartilha da propaganda enganosa utilizada pelo presidente.
LOC- IVAN VALENTE, do PSOL paulista, lembrou que esta semana será julgado mais um pedido de cassação de mandato parlamentar. Para ele, o momento é oportuno para a apreciação da emenda que acaba com o voto secreto.
LOC- Na opinião de IVAN VALENTE, o voto secreto serve para manipular parlamentares e desgastar o Congresso. Ele acredita que, com o fim do instrumento, o eleitor terá um visão mais clara da posição de seu representante no Congresso.
LOC- Para INÁCIO ARRUDA, do PCdoB cearense, os impasses para votação em Plenário são questões políticas.
LOC- INÁCIO ARRUDA elogiou a atual legislatura, em que parlamentares da oposição recebem medidas provisórias para relatar, o que, segundo ele, não acontecia no governo anterior.
LOC- JULIO CESAR, do PFL do Piauí, afirmou que a falta de quorum está dificultando a cada semana o desbloqueio da pauta. Para ele, é cada vez mais complicada a votação da reforma tributária, que está em décimo segundo lugar na pauta de votação.
LOC- JULIO CESAR lamentou ainda que a PEC dos vereadores não esteja sequer constando da pauta. O aumento de um por cento nos recursos do Fundo de Participação dos Municípios ainda não saiu do papel.
LOC- POMPEO DE MATTOS, do PDT do Rio Grande do Sul, lembrou que a Câmara é uma Casa de debate, de discussão e de decisão, e a decisão se toma pelo voto, o que não tem acontecido ultimamente segundo ele.
LOC- POMPEU DE MATTOS disse que o PDT está de mãos limpas nos episódios de corrupção, e que o partido irá votar a favor do aposentado, como já fizeram há duas semanas, quando foi aprovado o aumento de 16,67 por cento.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- NILSON MOURÃO, do PT do Acre, anunciou que esteve no último final de semana na convenção nacional do PT, em Brasília. Na ocasião Lula foi o escolhido para representar o partido na disputa presidencial em 2006.
LOC- NILSON MOURÃO afirmou que Lula falou por uma hora e meia, prestando contas do trabalho realizado nos últimos três anos e meio e comparando sua atuação com os oito anos do governo de FHC.
LOC- Na opinião de DANIEL ALMEIDA, do PCdoB da Bahia, a confirmação do nome do presidente Lula para disputar a reeleição nas eleições de outubro atende às expectativas da sociedade.
LOC- De acordo com DANIEL ALMEIDA, o presidente terá a oportunidade de comparar seu governo aos oito anos de gestão tucana. Ele entende que a marca registrada do governo petista está no atendimento às camadas mais pobres da população.
LOC- LUCI CHOINACKI, do PT catarinense, afirmou que a reeleição do presidente Lula e do vice, José Alencar, permitirá o prosseguimento da execução do projeto nacional voltado aos trabalhadores.
LOC- LUCI CHOINACKI informou ainda que o ex-ministro da pesca, José Fritsch, foi escolhido como candidato do partido ao governo catarinense e que ela irá concorrer a uma vaga no Senado.
LOC- OSORIO ADRIANO, do PFL do Distrito Federal, afirmou que as denúncias contra a senadora Ideli Salvatti devem ser investigadas, uma vez que há movimentação de dinheiro em suas contas duas vezes superiores aos seus proventos.
LOC- OSORIO ADRIANO lamentou que as revistas não tragam outras notícias a não ser denúncias envolvendo o governo.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputado comemora lançamento de convênio para novos cursos universitários
LOC- RENATO CASAGRANDE, do PSB capixaba, comunicou que Sexta-feira será realizada solenidade no Palácio do Planalto para lançar cooperação técnica com municípios relativa ao Programa Universidade Aberta.
LOC- RENATO CASAGRANDE salientou que a medida vai incrementar a oferta de cursos superiores e técnicos no país e permitir que dezoito municípios do Espírito Santo ofereçam, a partir de março, cursos públicos e gratuitos de nível superior.
LOC- LUÍZ BASSUMA, do PT baiano, elogiou o governo Lula por priorizar a educação. Ele afirma que o nível de ensino piorou no país durante o regime militar.
LOC- LUIZ BASSUMA frisou a importância do poder público em investir no ensino, citando o êxito da creche da Petrobrás em um dos bairros mais pobres de Salvador. A creche foi a primeira entidade filantrópica do país a receber classificação de qualidade internacional.
LOC- LUIZ COUTO, do PT, afirmou que há fortes indícios de desvio de recursos do Programa Escola Ideal na Paraíba. O convênio se encerra em julho e pouco dos recursos empenhados foram aplicados.
LOC- Menos de 30 por cento das obras dos convênios firmados em 2003 para reforma e implementação de equipamentos escolares foram gastos até agora, anunciou LUIZ COUTO.
LOC- ANTONIO CARLOS MENDES THAME, do PSDB paulista, saudou os 40 anos do Curso de Liderança, Comunicação e Relações Humanas desenvolvido pelo professor Mauro Pereira Vianna em Piracicaba. Até hoje, cerca de 14 mil alunos já freqüentaram as aulas do curso.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- MAURÍCIO RABELO, do PL de Tocantins, elogiou o governo federal pela adoção de vários programas na área de saúde que visam melhorar a qualidade de vida da população brasileira.
LOC- Entre os programas citados, MAURÍCIO RABELO destacou a implantação das farmácias populares. Segundo o deputado, elas ampliam o acesso a medicamentos essenciais a baixo custo, beneficiando os pacientes de baixa renda, que muitas vezes são obrigados a interromper o tratamento por causa dos preços dos remédios.
LOC- MAURÍCIO RABELO também elogiou as medidas preventivas adotadas contra a gripe aviária, lembrando que o governo brasileiro instalou 66 unidades sentinelas em todo o país para acompanhar a migração das aves em território nacional.
LOC- CARLOS NADER, do PL do Rio de Janeiro, afirmou que o Brasil somente será um grande país quando os milhões de cidadãos que vivem abaixo da linha de pobreza, tiverem condições de viver dignamente, com trabalho e renda.
LOC- Por outro lado, CARLOS NADER reconheceu que o Bolsa Família é um programa essencial para evitar que essas pessoas sejam mantidas à margem de qualquer oportunidade. Na sua avaliação, o programa não deve ser avaliado apenas do ponto de vista eleitoral.
LOC- TARCÍSIO ZIMMERMANN, do PT gaúcho, destacou a realização, em Brasília, da Primeira Conferência Nacional de Economia Solidária. Ele lembrou que a atividade, iniciada em administrações petistas, foi impulsionada pelo governo Lula.
LOC- TARCÍSIO ZIMMERMANN lembra que quase 15 mil empreendimentos de economia solidária já foram implementados, dando a mais de um milhão de pessoas oportunidades de ocupação. Quarenta por cento dos beneficiados estão no nordeste.
LOC- LOBBE NETO, do PSDB de São Paulo, pediu que o Presidente Lula cumpra o Orçamento que foi aprovado esse ano, uma vez que várias entidades como APAEs, hospitais e até Prefeituras, não têm recebido os recursos das emendas individuais dos Parlamentares.
LOC- Para LOBBE NETO, é preciso que se faça um orçamento impositivo para os próximos anos, fazendo com que ele seja uma peça de ficção, onde todos acharão que serão atendidos.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Estados realizam convenções para definir candidatos
LOC- JAMIL MURAD anunciou que a regional paulista do PCdoB lançou candidato próprio ao governo do estado, numa chapa majoritária que pretende destituir doze anos de governo Tucano em São Paulo.
LOC- O governo atual, afirmou JAMIL MURAD, é caracterizado por muita propaganda e pouca ação. Ele criticou a atitude do secretário de segurança, que promoveu uma chacina em nome do combate ao crime.
LOC- ADELOR VIEIRA registrou a realização da convenção do PMDB que definiu os nomes para governador, vice-governador e senador por Santa Catarina. Ao PMDB, aliaram-se o PSDB, PFL e PPS.
LOC- ADELOR VIEIRA afirmou que a aliança objetiva manter a parceria com os tucanos, liberais e partidos de centro-esquerda que têm conduzido o Estado há quatro anos. Ele adiantou que o governador renunciará formalmente em julho para disputar a reeleição.
LOC- O deputado COLOMBO registrou a convenção do PT no Paraná, que firmou coligação com o PL, PRB e PcdoB, e homologou as candidaturas do senador Flávio Arns ao governo estadual e do ex-prefeito de Guarapuava, Burco, como candidato à vice-governador.
LOC- COLOMBO acrescentou que Gleice Hofmman foi indicada a concorrer ao senado e frisou que a candidata possui propostas concretas em favor dos cidadãos da região e do desenvolvimento do Paraná.
LOC- JOSÉ LINHARES, do Ceará, registrou a realização de convenção para celebrar a coligação entre o PP, PT e PMN e outras legendas, que totalizou cerca de onze partidos e homologou a candidatura de Cid Gomes ao governo cearense.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- PEDRO FERNANDES, do PTB maranhense, atribuiu a apatia do Congresso Nacional à elevada edição de Medidas Provisórias, que devem ser restringidas a questões de grande relevância para evitar o constante trancamento da pauta de votações e embates políticos.
LOC- PEDRO FERNANDES protestou ainda contra a demissão de 44 profissionais de engenharia pelo governo do Maranhão. Ele afirma que a medida possui indícios de perseguição política por parte do governador do estado, prática que tem atingido diversos setores públicos locais.
LOC- DOUTOR ROSINHA, do PT, condenou a decisão do governador do Paraná, Roberto Requião, em suspender o pagamento de dirigentes sindicais como forma de pressionar e manipular as decisões do segmento e impor orientação política aos integrantes do setor.
LOC- DOUTOR ROSINHA frisou que Roberto Requião tem se comportado como um ditador no comando da administração paranaense, por adotar medidas opressivas e anti-sociais. Ele disse que o prefeito de Maringá também tem adotado ações violentas contra a reivindicação de trabalhadores, desvalorizando o diálogo.
LOC- PAES LANDIM, do PTB, destacou o papel desempenhado pelo ministro César Asfor Rocha, do Tribunal Superior Eleitoral, que suspendeu a decisão de afastar um prefeito do interior do Piauí, mesmo com as críticas recebidas por políticos que seriam beneficiados.
LOC- Segundo PAES LANDIM, o ministro agiu de acordo com a legislação, o que permitiu ao prefeito, retornar ao cargo. Ele rebateu as críticas feitas ao ministro, um dos melhores e mais destacados advogados do país.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Nova rodovia vai beneficiar Mato Grosso e Goiás
LOC- WELLINGTON FAGUNDES, do PL, registrou que, hoje, o Ministro dos Transportes e o diretor do Dnit estiveram em Mato Grosso para o início da construção de uma rodovia que vai diminuir em 100 quilômetros a distância entre Barra do Garças e a capital de Goiás.
LOC- WELLINGTON FAGUNDES ressaltou ainda que, durante a visita, foram assinados contratos para duplicação e melhoria de várias rodovias, melhorando o escoamento da produção.
LOC- GUILHERME MENEZES, do PT, voltou a pedir que seja concluída a urbanização do trecho da rodovia federal Rio-Bahia que cruza Vitória da Conquista, e que devido ao uso intenso e à falta de manutenção está em péssimas condições de tráfego.
LOC- GUILHERME MENEZES lembrou que o próprio presidente Lula assumiu, em visita à cidade, o compromisso de entregar a obra, que vem seguindo devagar e não tem dotação orçamentária para a conclusão.
LOC- MARCO MAIA, do PP gaúcho, registrou visita do presidente Lula à cidade de Chapecó para participar de cerimônia da Federação dos trabalhadores na agricultura familiar, quando foram assinados convênios e reforçado o compromisso do governo com os programas de habitação popular no país.
LOC- MARCO MAIA informou que dez mil moradias foram entregues aos trabalhadores da agricultura familiar da região sul. Ele comunicou ainda a presença de metalúrgicos em Brasília para discutir projetos como a redução da jornada de trabalho, aposentadoria e o fator previdenciário, em debate na Casa.
LOC- ADEMIR CAMILO, do PDT, relatou viagem feita a diversas cidades de Minas Gerais para discutir as necessidades da população e os problemas de cada localidade. A visita foi iniciada em Padre Paraíso, onde o deputado constatou a urgência da reforma do mercado municipal.
LOC- ADEMIR CAMILO agradeceu a todos os prefeitos pela acolhida, e o apoio recebido de Aécio Cunha, pai do governador mineiro.
LOC- NAZARENO FONTELES, do PT, agradeceu à Câmara de Vereadores de Ilha Grande, no Piauí, pelo título de cidadão honorário recebido em razão do seu empenho em 1992, como deputado estadual, a favor da emancipação do município.
LOC- NAZARENO FONTELES também agradeceu ao governador Wellington Dias e ao presidente Lula, pelo estímulo à área de saúde no Piauí. Em Teresina, foram inauguradas três farmácias populares, adquirido um tomógrafo para o hospital Getúlio Vargas e executada a reforma de 11 hospitais de pequeno porte.
TEC- VINHETA/SEGURANÇA PÚBLICA...
LOC- Parlamentares defendem medidas mais rigorosas contra crime organizado
LOC- GERALDO RESENDE, do PPS do Mato Grosso do Sul, afirmou que o crime organizado, associado à impunidade, tem deixado perplexos os cidadãos que se sentem inseguros e constantemente ameaçados.
LOC- Segundo GERALDO RESENDE, a sociedade está indignada e pede soluções, inclusive com a realização de manifestações como a que reuniu mais de três mil pessoas em Campo Grande no último final de semana, como um alerta às autoridades de segurança.
LOC- ARNALDO FARIA DE SÁ, do PTB, cumprimentou a ação da polícia de São Paulo contra integrantes do Primeiro Comando da Capital. Treze membros da organização foram mortos durante ação em que pretendiam atacar funcionários do sistema penitenciário para resgatar comparsas.
LOC- ROBSON TUMA, do PFL de São Paulo, rebateu as críticas que as polícias têm recebido por parte da imprensa, quanto ao combate ao crime.
LOC- Segundo ROBSON TUMA, a imprensa não reconhece os esforços dos policiais. Ele apelou ao governo para que autorize o reajuste salarial da categoria.
LOC- LAURA CARNEIRO, do PFL, registrou reportagens do jornal O Dia sobre o tráfico de drogas no porto do Rio de Janeiro, e defendeu a votação da PEC de sua autoria que cria a guarda portuária para melhorar a fiscalização e combater a ação do crime organizado.
LOC- LAURA CARNEIRO apelou ao ministro dos Esportes para liberar dez milhões de reais relativos à emenda de bancada fluminense para viabilizar a instalação de um velódromo fixo, que vai ser usado nos Jogos Panamericanos do Rio de Janeiro.
TEC- VINHETA/ECONOMIA...
LOC- Parlamentar alerta que cheque sem fundo prejudica setor
LOC- EDINHO BEZ, do PMDB catarinense, registrou o abuso da emissão de cheques sem a provisão de fundos, o que prejudica o desenvolvimento do comércio no Brasil. Ele afirma que a justiça brasileira colabora com o comportamento irresponsável do consumidor por não punir com rigor a prática.
LOC- EDINHO BEZ ressaltou que o emissor de cheque sem fundos deveria ir para a cadeia, caso fosse comprovada a intenção em lesar o estabelecimento em que realizou a operação comercial. Ele pediu mais controle dos bancos na emissão de cheques aos clientes.
LOC- LUIZ SÉRGIO, do PT fluminense, registrou a importância da lei de sua autoria, que contempla reivindicações do movimento sindical metalúrgico, como um assento no Fundo Gestor da Marinha Mercante.
LOC- LUIZ SÉRGIO destacou que sua proposta viabilizou aos Bancos do Brasil, da Amazônia e do Nordeste a entrada como gestores do fundo, e melhorou o financiamento de embarcações de grande interesse social e de pesca, incrementando a concessão de linhas de crédito ao pequeno e médio empresário no seu próprio estado.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- Segundo RICARDO BARROS, do PP paranaense, a falta de investimentos e as dificuldades criadas pelo Governador Requião para o Porto de Paranaguá fez com que os portos catarinenses de Itajaí e São Francisco aumentassem em 400 por cento os seus volumes de exportação e recebessem muitos investimentos privados.
LOC- RICARDO BARROS afirma que o Paraná perdeu 500 milhões de reais de investimentos privados no Porto de Paranaguá por causa de uma administração desastrosa e da decisão do Governador em relação aos transgênicos.
LOC-VANESSA GRAZZIOTIN, do PCdoB, parabenizou a Associação Comercial do Amazonas pelos 135 anos de fundação. Ela afirmou que o órgão é reconhecido pelo trabalho em prol do progresso estadual.
LOC- VANESSA GRAZZIOTIN elogiou o empresário José Azevedo, que preside a associação, buscando sua revitalização e o fortalecimento da zona franca de Manaus, para que se torne o maior pólo produtivo da região norte.
LOC- TEREZINHA FERNANDES, do PT maranhense, registrou o empenho dos quarenta mil garimpeiros de Serra Pelada pela reabertura da região mineradora, fechada há mais de vinte anos.
LOC- TEREZINHA FERNANDES elogiou a criação de um grupo de trabalho pelo governo Lula para avaliar a reivindicação, e frisou que a concessão do alvará de lavra também depende da unidade entre os garimpeiros e da eleição de uma representação para fortalecer o setor.
LOC- OSMAR TERRA, do PMDB, lamentou o crescente número de desempregados no Rio Grande do Sul, devido à demissão em massa de trabalhadores da indústria em função da política cambial e da concorrência de produtos chineses comercializados no país.
LOC- OSMAR TERRA apontou problemas nos setores calçadista, metalúrgico e moveleiro, e falou da crise da agricultura gaúcha, estranhando que os ministros de seu estado que integram o governo Lula não atuem para solucioná-los.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Parlamentares cobram soluções para servidores públicos
LOC- ZÉ GERALDO, do PPS do Mato Grosso do Sul, disse que com a greve dos funcionários do Incra, que buscam uma solução para a efetivação do plano de cargos e salários, a reforma agrária terá prejuízos.
LOC- Mesmo que o Governo esteja buscando diálogo, ZÉ GERALDO está preocupado. Ele lembra que o orçamento para a reforma agrária desse ano é maior que o de outros anos, e que a greve, neste momento, pode inviabilizar a aplicação desses recursos.
LOC- BABÁ, do PSOL paraense, leu nota dos profissionais do Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação que repudia o descumprimento do acordo firmado em dezembro que colocou fim à greve de cerca de noventa dias do segmento.
LOC- BABÁ disse que a categoria cobra os percentuais de qualificação e de serviço que deveriam ter sido pagos a partir de janeiro de 2006 em vez de julho, como pretende o governo Lula. O deputado cobrou dos parlamentares e do Palácio do Planalto o cumprimento do acordo com os profissionais.
LOC- MAURO BENEVIDES, do PMDB cearense, reiterou às lideranças do Senado para que entrem em entendimento sobre os projetos de reestrutura de carreiras do Judiciário e dos servidores da Câmara, cujo prazo para aprovação termina dia 30.
LOC- VITORASSI, do PT, protestou contra a greve dos auditores fiscais do Paraná, que há quarenta dias reivindicam a equiparação salarial com os magistrados e juízes federais, o que elevaria os salários de doze mil para cerca de vinte mil reais.
LOC- VITORASSI disse que a falta de despacho das cargas tem causado diversos prejuízos e problemas ao Paraná e a profissionais como os caminhoneiros, que foram agredidos por organizar mobilização contra a greve. Ele cobrou medidas para flexibilizar o serviço e reduzir o poder dos auditores fiscais sobre a liberação de cargas.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- VICENTINHO, do PT paulista, registrou a realização, em Brasília, do Encontro Nacional dos Trabalhadores das Empresas Metalúrgicas, que define uma nova relação mais produtiva e permanente entre o Congresso e a categoria.
LOC- VICENTINHO disse que os metalúrgicos têm desenvolvido lutas importantes que valorizaram negociações e geraram conquistas históricas ao setor. Ele destacou a necessidade da organização dos metalúrgicos obter alcance nacional, como já acontece com outros segmentos.
LOC- SANDRA ROSADO, do PSB do Rio Grande do Norte, é relatora do projeto que autoriza o contribuinte a deduzir do imposto de renda o valor da contribuição paga à Previdência do empregado doméstico.
LOC- O objetivo da proposta é incentivar a formalização das relações de trabalho dos empregados domésticos, e segundo SANDRA ROSADO, vai promover a inclusão de milhares de trabalhadoras.
TEC- VINHETA/VOTAÇÃO...
LOC- A Câmara voltou a analisar a medida provisória 2.8.4, que concede desconto no Imposto de Renda para patrões que registram seus empregados domésticos. A matéria retornou do Senado com alterações.
LOC- Acordo entre líderes do governo e da oposição permitiu a manutenção das emendas do Senado, que tratam de outros temas também na área tributária mas não relacionados ao trabalho doméstico.
LOC- As modificações beneficiam empresas aéreas e os produtores rurais do Nordeste. A matéria vai a sanção pela Presidência.
TEC- VINHETA/ENCERRAMENTO.....

Programa do Poder Legislativo com informações sobre as ações desenvolvidas na Câmara Federal e opiniões dos parlamentares

De segunda a sexta, das 19h às 20h