Rádio Câmara

A Voz do Brasil

Prédio da Câmara dos Deputados é invadido por manifestantes - ( 20' 22" )

06/06/2006 - 19h40

  • Prédio da Câmara dos Deputados é invadido por manifestantes - ( 20' 22" )

TEC- VINHETA/ABERTURA....
LOC- Prédio da Câmara dos Deputados é invadido por manifestantes
LOC- Líderes partidários condenam ação do movimento sem-terra
TEC- SOBE VINHETA/ABERTURA....
LOC- Cerca de 300 manifestantes do Movimento de Libertação dos Sem Terra invadiram o prédio da Câmara dos Deputados na tarde de hoje. Com violência, os manifestantes quebraram portas e vidros, destruíram patrimônio da Casa e equipamentos de televisão.
LOC- Vinte e três pessoas foram atendidas pelo departamento médico da Câmara, uma delas com afundamento craniano e edema cerebral.
LOC- O presidente da Câmara, ALDO REBELO, garantiu que a invasão será apurada na esfera policial. O líder do movimento, Bruno Maranhão, foi preso pela polícia da Casa.
LOC- ALDO REBELO também ressaltou que a manutenção da sessão era a melhor resposta democrática para o tumulto.
LOC- Vários líderes partidários e outros parlamentares condenaram com veemência a ação do MLST. Presidindo a sessão no momento do ato, INOCÊNCIO OLIVEIRA, do PL pernambucano, manteve a sessão aberta, mesmo sob risco de invasão do Plenário.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC– JOSÉ CARLOS ALELUIA, do PFL da Bahia, afirmou que o momento é de união e não de culpar uns aos outros, porque o que aconteceu não foi um ato de políticos nem de representações partidárias e sim um ato de vandalismo: para isso existe a lei, que deve ser cumprida.
LOC– Para JOSÉ CARLOS ALELUIA, os danos materiais e agressões a funcionários foram registrados e os culpados precisam ser punidos. Ele não acredita que as lideranças do MST estejam por trás desses atos de barbárie.
LOC– ARLINDO CHINAGLIA, do PT de São Paulo, afirmou que é responsabilidade da Câmara dar aos seguranças internos condições de defender as dependências da Casa e as pessoas que estão trabalhando.
LOC– Para ARLINDO CHINAGLIA, a presença maciça de parlamentares é a melhor ação contra o vandalismo. Ele afirmou que no Plenário não se pode tolerar a presença da polícia, a segurança parlamentar é capaz de garantir a integridade de todos.
LOC- Os líderes RODRIGO MAIA, do PFL do Rio de Janeiro, LUCIANO CASTRO, do PL de Roraima, HENRIQUE FONTANA, do PT do Rio Grande do Sul, e outros parlamentares, também lamentaram o episódio.
LOC- Muitos comentaram sobre o distanciamento entre a população e seus representantes no Poder Legislativo.
LOC- O presidente ALDO REBELO concedeu entrevista coletiva sobre o incidente. Acompanhe detalhes no final do programa.
TEC- VINHETA/SEGURANÇA PÚBLICA...
LOC- Parlamentares comentam reação ao crime organizado no país
LOC- JAIME MARTINS, do PL mineiro, disse que os episódios de violência geraram um clima de comoção nacional e cobrança unânime, por parte da sociedade brasileira, para as urgentes soluções afim de que novas chacinas não ocorram no país.
LOC- JAIME MARTINS comunicou que um grupo de parlamentares irá ao Supremo Tribunal Federal para discutir formas de contribuição à diminuição da impunidade e da sensação de insegurança que aflige os brasileiros.
LOC- SANDRO MABEL, do PL de Goiás, disse que a violência que fez em São Paulo vítimas paralisou a rotina de sua população e de cidades próximas, além de escolas e do comércio que foram fechados.
LOC- SANDRO MABEL mostrou-se preocupado ao saber que o Fundo Nacional de Segurança Pública, criado para financiar projetos de estaduais e municipais na área de segurança, teve o seu orçamento reduzido para 200 milhões de reais entre 2004 e 2005.
LOC- REINALDO BETÃO, do PL do Rio de Janeiro, comparou os eventos de violência em São Paulo às guerras recentes em países como o Vietnã e o Iraque. Na visão do deputado, o Estado não pode se transformar em refém do crime organizado.
LOC- Segundo o deputado, a violência precisa ser combatida com políticas planejadas em áreas como a saúde, habitação, educação e segurança pública. REINALDO BETÃO enfatizou que o povo brasileiro precisa de dignidade e cidadania para evitar o crime.
LOC- Nota oficial de JOÃO HERRMANN NETO, do PDT, comentou a onda de violência em São Paulo. O parlamentar exigiu do governo paulista autoridade para combater o problema e alertou para o risco de colapso do Estado de direito.
LOC- JOÃO HERRMANN NETO também observou que os Estados nacionais que apelaram ao autoritarismo para combater a violência acabaram mergulhando na corrupção ou na ditadura. Para ele, a normalidade será retomada com a restauração da ordem pública.
LOC- COSTA FERREIRA, do PSC do Maranhão, lembrou que com mais de 200 homicídios por dia, acima da média do Iraque, o Brasil ocupa a quinta posição mundial em homicídios de jovens, e o quarto lugar em número total de homicídios, conforme relatório da ONU.
LOC- Segundo COSTA FERREIRA de 1993 a 2002, os homicídios cresceram 62 por cento em todas as faixas etárias. Contudo, a ONU registrou maior crescimento entre os jovens de 15 a 24 anos de idade.
LOC- VITTORIO MEDIOLI, do PV de Minas Gerais, disse que atrás da rebelião dos bandidos de São Paulo, que rendeu mais de oitenta mortes e elevou o Brasil à primeira página dos jornais no mundo inteiro, esta o tráfico de drogas.
LOC- De acordo com VITTORIO MEDIOLI drogas chegam em domicílio e, ultimamente, até aos pequenos municípios do interior, e em áreas pobres onde há escassez de alimento e água.
LOC- LINCOLN PORTELA, do PL de Minas Gerais, destacou a iniciativa dos Correios de ampliar a fiscalização das correspondências aos presídios, evitando que presos recebam encomendas ilícitas, como armas, drogas e aparelhos celulares.
LOC- Segundo LINCOLN PORTELA os Correios têm aparelhos em 122 unidades espalhadas pelo Brasil, 69 delas no Estado de São Paulo, além de equipamentos que detectam materiais radioativos, armas, drogas e explosivos plásticos.
LOC- ANTÔNIO CARLOS BISCAIA, do PT fluminense, lamentou a morte do guitarrista da banda Detonautas, Rodrigo Netto, lembrando que testemunhou a hora em que os bandidos apontaram a arma e atiraram contra o carro do músico.
LOC- Segundo ANTÔNIO CARLOS BISCAIA, Rodrigo Netto morreu porque não atendeu a ordem dos criminosos de parar e se render ao assalto. Para o deputado, o assassinato demonstra o clima diário de pânico e insegurança no Rio de Janeiro.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Parlamentares comentam normas que regulamentam as eleições
LOC- JOÃO ALFREDO, do Psol cearense, defendeu ação contra a cláusula de barreira, que estabelece o direito a funcionamento parlamentar dos partidos que, em cada eleição para a Câmara dos Deputados obtiver cinco por cento dos votos em todo o país.
LOC- JOÃO ALFREDO afirmou que o mecanismo é incompatível com a realidade brasileira. Ele frisou que a cláusula de barreira fere os princípios da igualdade por restringir o acesso ao Fundo Partidário e ao tempo de televisão.
LOC- JUIZA DENISE FROSSARD, do PPS do Rio de Janeiro, afirmou que a sociedade não aceita que interesses políticos sejam usados para se esconder da população a realidade dos fatos políticos, econômicos e sociais.
LOC- JUIZA DENISE FROSSARD reiterou que não vale a pena ganhar uma eleição mentindo, omitindo e enganando a sociedade. Por essa razão, tem conversado abertamente sobre os problemas que o país tem enfrentado, inclusive quanto à segurança pública.
LOC- ZEQUINHA MARINHO, do PSC do Pará, apelou ao Tribunal Superior Eleitoral para que publique uma resolução esclarecendo os procedimentos que serão permitidos durante a campanha para as eleições de outubro.
LOC- Segundo ZEQUINHA MARINHO, até os procuradores da Justiça Eleitoral do Pará estão divulgando informações incorretas sobre a propaganda eleitoral, como a proibição da distribuição de cartazes e santinhos com o número do candidato e suas propostas.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- SALATIEL CARVALHO, do PFL de Pernambuco, apelou aos demais membros da Câmara para que cheguem a um entendimento e avancem na votação das medidas provisórias para destrancar a pauta do Plenário.
LOC- SALATIEL CARVALHO lembra que, com o início da Copa do Mundo e da campanha eleitoral, será difícil obter quórum para votar matérias importantes a partir da próxima semana.
TEC- VINHETA/HOMENAGEM....
LOC- GONZAGA PATRIOTA, do PSB de Pernambuco, registrou o falecimento de Gerardo de Andrade Pontes, ex-bispo de Petrolina e atual prelado de Patos, na Paraíba, há mais de 20 anos. Ele tinha 81 anos de idade.
LOC- Potim, no interior de São Paulo, comemora 15 anos de autonomia política no dia 19 de maio. A data foi lembrada por ARY KARA, do PTB.
LOC– MAURO BENEVIDES, do PMDB, registrou a comemoração dos 19 anos de emancipação do município cearense de Ererê, informando ainda que no sábado aconteceu uma caminhada com a presença de representantes de cidades próximas.
LOC- ADEMIR CAMILO, do PDT de Minas Gerais, registrou o dia dos garimpeiros, considerados por ele cidadãos arrojados que lutam na atividade de extração de pedras preciosas.
LOC- JOVAIR ARANTES, do PTB de Goiás, registrou que foi comemorado o aniversário de 56 anos da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Previdência Social, segundo ele referência em todos os debates que envolvem a Seguridade Social.
TEC- VINHETA/EDUCAÇÃO...
LOC- Requerimento de COSTA FERREIRA, do PSC, sugere a criação de cursos técnico e superior de pesca no Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão. Para o deputado, os benefícios das novas cadeiras não serão exclusivos do estado.
LOC- COSTA FERREIRA observa que o Brasil e o Maranhão têm condições de abrigar cursos de formação sobre pesca pela extensão do litoral e das bacias fluviais, diversidade da pesca e pela possibilidade de geração de empregos.
LOC– MARCELO TEIXEIRA, do PSDB, destacou a criação na Universidade de Fortaleza do primeiro curso de medicina privado na capital cearense, uma iniciativa que para ele vai ampliar o número de profissionais capacitados.
LOC- ALEXANDRE SANTOS, do PMDB do Rio de Janeiro, registrou o aniversario de 173 anos de emancipação política de Itaboraí.
LOC- ALEXANDRE SANTOS comunicou ainda que solicitou ao governo a construção de uma Escola Técnica do Petróleo em Itaboraí com o obejtivo de qualificar o povo da cidade frente à demanda de trabalho que se criará com a nova unidade da Petrobras.
TEC- VINHETA/ECONOMIA...
LOC- Deputados avaliam condução da economia e medidas governamentais
LOC- NELSON MARQUEZELLI, do PTB paulista, apontou falhas na política tributária, que concorrem para aumentar a concentração de renda, como impostos menores sobre pedras preciosas do que sobre alimentos.
LOC- NELSON MARQUEZELI reclamou que artigos de luxo têm baixos impostos e produtos essenciais, como remédios, sofrem alta taxação, e exigiu que os governantes e parlamentares introduzam mudanças na reforma tributária.
LOC- DOUTOR PINOTTI, do PFL paulista, comentou que o Fundo de Participação dos Municípios perdeu 20 por cento dos recursos em 20 anos. O deputado acrescentou que os fundos diminuíram enquanto a responsabilidade das cidades aumentou.
LOC- DOUTOR PINOTTI reclamou também que, em sua visão, a reforma tributária é nociva para estados e municípios porque mantém a guerra fiscal. O deputado sugeriu a descentralização de recursos e da execução das políticas públicas.
LOC- NELSON BORNIER, do PMDB do Rio de Janeiro, comunicou que de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, o Brasil possui 53 milhões de pobres, ocupando o penúltimo lugar em distribuição de renda entre 130 países.
LOC- SANDES JUNIOR, do PP de Goiás, leu coluna do jornalista Roberto Pompeu de Toledo, da revista Veja, em que enfoca os erros da diplomacia brasileira.
LOC- SANDES JUNIOR disse que o jornalista refere-se à crise diplomática envolvendo o Brasil e a Bolívia, cujo presidente assinou decreto nacionalizando o petróleo e expropriando o patrimônio da Petrobras.
LOC- VANDER LOUBET, do PT do Mato Grosso do Sul, reiterou sua confiança à condução com que o presidente Lula esta respondendo às crises, como a que demonstrou com a Bolívia.
LOC- VANDER LOUBET lembrou ainda que só a reconstrução social e ética do país, pela descentralização de renda e de poder, combate à exclusão e crescimento sustentado, poderá assegurar cidadania a todos que hoje dela estão apartados.
LOC- EDINHO BEZ, do PMDB, parabenizou a empresa Damyller que recebeu medalha de mérito durante sessão solene na Assembléia Legislativa de Santa Catarina.
LOC- EDINHO BEZ acrescentou que a empresa produz mais de um milhão e quinhentas mil peças por ano, comercializadas em 51 lojas próprias, espalhadas pelos estados brasileiros, gerando emprego e renda para a economia nacional.
LOC- CARLOS NADER, do PL fluminense, comunicou a realização, da primeira Feira da Construção do Sul Fluminense, no Parque da Cidade de Barra Mansa.
LOC- CARLOS NADER disse que durante a feira diversos produtos foram vendidos a preços especiais, permitindo a redução de custos e a conclusão de obras em tempo mais rápido do que o esperado, ou o armazenamento de materias de construção para benfeitorias.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- LOBBE NETO, do PSDB de São Paulo, lamentou que o governo tenha atuado para evitar o reajuste do salário mínimo para 375 reais, além de rejeitar a emenda que aumentava as aposentadorias Segundo ele, o atual governo usa um discurso diferente da prática.
LOC- LOBBE NETO afirmou que o governo federal precisa dar uma resposta aos aposentados e pensionistas, sobre os recursos que não são liberados. Além disso, é necessário explicar por que as prefeituras e governos adversários não recebem verbas federais.
TEC- VINHETA/AGRICULTURA...
LOC- JOÃO GRANDÃO, do PT sul-mato-grossense, disse que a crise do setor agropecuário em todo o País vem causando grande preocupação também aos produtores do Mato Grosso do Sul.
LOC- Para JOÃO GRANDÃO é inadmissível que sejam praticados os atuais preços dos insumos, sendo necessário buscar uma política de preços mínimos e recursos que permitam o investimento do produtor além da criação de um seguro rural.
LOC- ANN PONTES, do PMDB, informou que, segundo o Ministério do Trabalho, nos primeiros quatro meses deste ano, mais de 700 trabalhadores foram libertados do trabalho escravo em todo o País, sendo que a maioria aconteceu no Pará.
LOC- ANN PONTES reproduziu que cerca de 25 mil pessoas estão trabalhando em condições degradantes em fazendas da região sul do estado.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- MAURO PASSOS, do PT de Santa Catarina, lembrou a passagem do Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado ontem. Segundo ele, é preciso valorizar os pesquisadores e ambientalistas que se dedicam a preservar o planeta.
LOC- MAURO PASSOS explicou que as entidades de defesa do meio ambiente têm papel determinante na discussão e implementação de políticas públicas sobre o desenvolvimento sustentável.
LOC- JOAQUIM FRANCISCO, do PFL de Pernambuco, disse que segundo pesquisa nacional, pela primeira vez na história recente do Brasil, o retorno de nordestinos à sua região foi superior ao de sua entrada em São Paulo.
LOC- JOAQUIM FRANCISCO reproduziu que cerca de 457 mil pessoas fizeram o caminho de volta à sua região de origem, e apenas 400 mil cumpriram o processo inverso.
TEC- VINHETA/SAÚDE...
LOC- ANTONIO CAMBRAIA, do PSDB cearense, destacou a importância de o país oferecer melhores condições de saúde aos brasileiros e enfatizou a relevância do trabalho dos voluntários que prestam atendimento nos rincões do país.
LOC- ANTONIO CAMBRAIA ainda elogiou a exposição na Câmara sobre as parteiras que assistem as mães de família em regiões interioranas e que são desconhecidas da maioria dos brasileiros, apesar de prestarem um trabalho em lugares onde a saúde é precária.
LOC- O Dia do Enfermeiro foi lembrado por JANDIRA FEGHALI, do PC do B do Rio de Janeiro. A deputada comemorou a proximidade de assinatura da portaria do Ministério da Saúde que regulamenta a carga horária de 30 horas para a categoria.
LOC- LUIZ BASSUMA, do PT da Bahia, registrou a realização de sessões especiais na Câmara Municipal de Fortaleza e na Assembléia Legislativa do Ceará para a criação de duas outras frentes parlamentares em defesa da vida e contra o aborto.
LOC- LUIZ BASSUMA destaca que não só pelo aspecto religioso, mas também do ponto de vista jurídico e científico, há argumentos que fundamentam a defesa da vida a partir da concepção, ou seja, da fertilização do óvulo.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- O Dia Nacional da Adoção é comemorado em 25 de maio. TAKAYAMA, do PMDB paranaense, registrou que mais da metade das crianças que esperam por uma família já têm mais de 10 anos e apresentam problemas de saúde.
LOC- Para TAKAYAMA, o perfil das crianças e a demora do Poder Judiciário emperram os processo de adoção no Brasil. Segundo ele, poucas crianças estão em condições judiciais para receber uma nova família.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputados cobram recuperação das estradas no interior do país
LOC- CHICO RODRIGUES, do PFL de Roraima, cobrou a recuperação da BR 1.7.4, rodovia que corta o Estado de norte a sul, tendo como ponto inicial a cidade de Manaus e que passa por toda a região do norte do País.
LOC- Segundo CHICO RODRIGUES, o Ministério dos Transportes, através do Departamento Nacional de Infra-Estrutura Terrestre, deve atuar de forma emergencial para manter o tráfego nos trechos mais críticos.
LOC- JOSÉ ROCHA, do PFL, protestou contra a utilização do batalhão de engenharia do Exército e de carros oficiais da força, segundo ele para divulgar obras que não existem em municípios baianos, constituindo em suas palavras uma armação eleitoreira.
LOC- Para ROMEU QUEIROZ, do PTB mineiro, o governo do Paraná ameaça a estabilidade contratual das concessões rodoviárias quando ameaça acabar com os pedágios ou rever valores. Ele lembrou que as empresas realizaram investimentos nas estradas.
LOC- Segundo ROMEU QUEIROZ, as concessionárias de rodovias investiram um bilhão e 500 milhões de reais nos últimos oito anos. O deputado alertou que o fim das concessões poderá deteriorar as estradas, prejudicando os usuários.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Presidente condena invasão da Câmara pelo movimento sem terra
LOC- O presidente da Câmara, ALDO REBELO, em entrevista a órgãos de imprensa no final da tarde, condenou a invasão da Câmara dos Deputados por membros do Movimento de Libertação dos Sem Terra.
LOC- Segundo o presidente, os movimentos sociais não devem ser tratados como caso de polícia. Ele citou audiências e encontros que manteve nas últimas semanas com lideranças dos trabalhadores rurais e pequenos produtores para afirmar que o uso da força e a coação não devem ser tolerados.
Aldo Rebelo: “eu não posso admitir o uso da violência dentro das dependências da Casa, porque isso seria exatamente a negação do espírito democrático que deve presidir o funcionamento e as reuniões da Câmara dos Deputados”.
LOC- ALDO REBELO ainda descartou ligação entre o ocorrido e a insatisfação popular com a Câmara, pelas recentes denúncias contra parlamentares. O presidente defendeu que o caminho mais seguro é a defesa das instituições democráticas.
LOC- No caso da Câmara, ALDO comentou que os servidores são orientados a tratar os visitantes com respeito e educação. Também negou que tenha havido falha na segurança, porque a invasão ocorreu de surpresa.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- A repórter Idhelene Macedo traz um balanço sobre os episódios do dia e também sobre as considerações do presidente ALDO REBELO. Ouça a reportagem.
TEC- VINHETA/ENCERRAMENTO.....

Programa do Poder Legislativo com informações sobre as ações desenvolvidas na Câmara Federal e opiniões dos parlamentares

De segunda a sexta, das 19h às 20h