Rádio Câmara

Palavra de Especialista

Exploração sexual de crianças e adolescentes ( 18' 36'' )

24/05/2006 - 00h00

  • Exploração sexual de crianças e adolescentes ( 18' 36'' )

O Palavra de Especialista conversa sobre exploração sexual de crianças e adolescentes. Um levantamento feito pela Universidade de Brasília (UnB), em parceria com a Secretaria Nacional de Direitos Humanos e o Unicef, aponta que a exploração infanto-juvenil não se restringe às regiões mais miseráveis do país. O estudo indica que 43% do total de casos foram encontrados nas regiões Sul e Sudeste, sendo que não há um perfil definido para os abusadores - eles estão em várias classes sociais, econômicas e culturais.
A professora da UnB responsável pelo levantamento, a assistente social Maria Lúcia Pinto Leal, vai detalhar os resultados desta pesquisa e avaliar os programas de combate à exploração sexual de crianças e adolescentes.

A jornalista Daniele Lessa vai receber também o presidente do Sindicato dos Caminhoneiros da Bahia, Fernando Lucena. Depois de ver inúmeros casos de exploração sexual nas estradas, ele procurou o Centro de Defesa da Criança e Adolescente e Salvador e hoje atua para diminuir esse tipo de violência.

Semanalmente, um repórter conversa com um especialista sobre os mais variados temas.