Rádio Câmara

A Voz do Brasil

Avanço da Aids no país provoca reflexões entre os parlamentares (19'39")

28/03/2006 - 19h40

  • Avanço da Aids no país provoca reflexões entre os parlamentares (19'39")

TEC- VINHETA/ABERTURA....
LOC- Avanço da Aids no país provoca reflexões entre os parlamentares
LOC- Deputados protestam contra o aumento no preço dos combustíveis
LOC- Debates entre governo e oposição avaliam demissão de ministro
TEC- SOBE VINHETA/ABERTURA....
LOC- JOSÉ THOMAZ NONÔ, do PFL de Alagoas, afirmou que o ministro da Fazenda foi demitido porque confundiu seus interesses privados com os interesses públicos do país. Inclusive, afirmou, por ter mentido várias vezes dentro e fora do governo.
LOC- JOSÉ THOMAZ NONÔ criticou a direção da Caixa Econômica Federal que, criminosamente, violou o sigilo bancário do caseiro que denunciou o ministro da Fazenda, a quem entregou os extratos bancários de Francenildo Costa.
LOC- SEBASTIÃO MADEIRA, do PSDB do Maranhão, lamentou que uma das principais autoridades econômicas do país, o ministro da Fazenda, tenha se envolvido no que chamou de farsa construída pelo governo.
LOC- SEBASTIÃO MADEIRA explicou que o governo não poupou esforços para desacreditar o denunciante. Na sua avaliação, além da queda do ministro e daqueles que violaram a conta bancária, é preciso que se investigue como chegaram à conta do caseiro.
LOC- MARCO MAIA, do PT gaúcho, saudou o ministro Palocci pela iniciativa de deixar o cargo com o intuito de preservar uma área do governo considerada pelo deputado como responsável por parte do crescimento do país.
LOC- Na visão de MARCO MAIA, a distribuição de renda pelo Bolsa Família, o aumento de empregos e o recorde nas exportações são alguns dos resultados alcançados pela política econômica.
LOC- DARCÍSIO PERONDI, do PMDB gaúcho, reproduziu editorial publicado pelo jornal Folha de São Paulo, no qual denuncia o abuso de poder cometido pelo atual governo.
LOC- Na avaliação de DARCÍSIO PERONDI, a quebra do sigilo bancário de um cidadão comum revela que o governo afrontou as normas da convivência democrática, numa iniciativa sem paralelo na história recente do país.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- MENDES RIBEIRO FILHO, do Rio Grande do Sul, defendeu o lançamento da candidatura própria do PMDB à presidência.
LOC- Para MENDES RIBEIRO FILHO, o cidadão brasileiro ficará sem opção de voto caso a eleição seja polarizada entre o PT e o PSDB. O deputado entende que os dois partidos representam a continuidade e o desgaste.
LOC- ANGELA GUADAGNIN, do PT de São Paulo, afirmou que seus poucos passos de dança demonstram não a comemoração da impunidade, mas o direito de expressão garantido na constituição.
LOC- A deputada lembrou que João Magno estava sendo julgado por não ter declarado os recursos provenientes do PT para saldar suas dívidas de campanha, o que já foi feito com a receita federal.
LOC- INALDO LEITÃO, do PL paraibano, lembrou os sete anos de atividades que desempenhou na Casa e enfatizou seu trabalho na Comissão de Constituição e Justiça.
LOC- INALDO LEITÃO assinalou sua participação na comissão especial que escreveu o novo Código Civil e ofereceu ao país correções indispensáveis para reduzir a burocracia judiciária e otimizar o atendimento dos brasileiros.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Deputados protestam contra o aumento no preço dos combustíveis
LOC- LUIZ CARLOS HAULY, do PSDB do Paraná, afirmou que o aumento no preço do álcool combustível deveu-se em parte ao aumento da demanda pelo mercado sem que houvesse uma aumento na produção.
LOC- LUIZ CARLOS HAULY pediu ao governo federal que compre estoques regulatórios para a entressafra e ao BNDES que crie linhas de crédito para os produtores como forma de não aumentar ainda mais o preço ao consumidor.
LOC- FERNANDO DE FABINHO, do PFL, indignado com o contínuo aumento nos preços dos combustíveis, lamenta que o consumidor não reaja à alta da gasolina, que pode chegar a três reais o litro.
LOC- FERNANDO DE FABINHO cobra explicações do governo sobre essas majorações e prega a união de todos para derrubar os preços, nos quais incidem 47 por cento de impostos.
LOC- NELSON BORNIER, do PMDB do Rio de Janeiro, criticou os constantes aumentos nos preços dos combustíveis, afirmando que o país deveria buscar a auto-suficiência na produção de álcool, ficando livre dos impactos na variação do preço do petróleo.
LOC- CELSO RUSSOMANNO, do PP paulista, denuncia que a Cide, contribuição criada com o objetivo de arrecadar recursos para programas de construção e manutenção de rodovias em todo o país, está sendo desviada e usada para outras finalidades.
LOC- Para evitar esse tipo de distorção, CELSO RUSSOMANO apresentou projeto que visa dotar as comissões da Câmara e do Senado de legitimidade na defesa de direitos coletivos, para oferecer mais um mecanismo de fiscalização dos recursos públicos.
LOC- As comunidades de Santo Antônio, Mantiquira, Xerém e Barreira reivindicam a isenção do pagamento de pedágio na rodovia Washington Luís, segundo registrou REINALDO BETÃO, do PL do Rio de Janeiro.
LOC- De acordo com REINALDO BETÃO, muitos moradores têm que pagar pedágio simplesmente quando vão à escola ou para o trabalho. O deputado acrescentou que as empresas acabam tendo prejuízo quando transportam seus produtos na região.
LOC- ZEQUINHA MARINHO, do PSC paraense, registra que nos dias 16 e 17 de maio, será realizado o décimo terceiro encontro sobre o corredor Centro-Norte, que terá como tema principal dos debates, as oportunidades empresariais e o desenvolvimento sustentável.
LOC- ZEQUINHA MARINHO defendeu ainda a construção de um terminal de cargas em Conceição do Araguaia. Na visão do deputado, a obra vai proporcionar o desenvolvimento sustentável para a região sul do Pará, com geração de renda e inclusão social.
LOC- JOSUÉ BENGTSON, do PTB paraense, considerou positivas as ações do governo para diminuir a poluição, mas enfatizou a importância de intensificar a fiscalização nos transportes, responsáveis por 90 por cento da emissão de poluentes.
LOC- JOSUÉ BENGTSON enfatizou que o governo deve garantir a alocação permanente de recursos para combater a emissão de poluentes e incrementar o sistema de fiscalização, controle e as campanhas de conscientização.
LOC- DOUTOR HELENO, do PSC do Rio de Janeiro, cobrou uma solução para o impasse entre as multinacionais fabricantes, importadoras de pneus novos, e as empresas que reformam pneus, utilizando-se da importação de carcaça como matérias-primas.
LOC- DOUTOR HELENO afirmou que há uma perseguição aos que trabalham no setor. Ele explicou que as empresas de pneus reformados e remoldados oferecem 42 mil empregos, e as fábricas de pneus novos, 20 mil.
LOC- ADELOR VIEIRA, do PMDB catarinense, cobrou do governo federal a liberação de recursos para a conclusão do Aeroporto Regional do Planalto Serrano, localizado no município de Correia Pinto.
LOC- Segundo ADELOR VIEIRA, a primeira etapa da obra não foi concluída porque o governo não liberou parcela de seis milhões de reais, que foram contingenciados no orçamento de 2005.
TEC- VINHETA/ECONOMIA...
LOC- MARCUS VICENTE, do PTB capixaba, enfatizou a importância da votação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa para resgatar a capacidade de empregar da economia formal e impulsionar a redução das desigualdades no país.
LOC- MARCUS VICENTE frisou que a lei simplifica o pagamento de impostos, isenta tributos na exportação, unifica os cadastros tributários, estimula o crédito, incentiva a inovação tecnológica e a desburocratiza a abertura e fechamento de estabelecimentos.
LOC- MARCOS ABRAMO, do PP de São Paulo, explicou que o comércio de produtos falsificados ou contrabandeados dá ao país um prejuízo de cerca de 12 bilhões de reais ao ano, só em sonegação de impostos.
LOC- MARCOS ABRAMO lembrou que a pirataria está diretamente vinculada ao crime organizado, em geral às máfias internacionais que também operam com o narcotráfico e o tráfico de armas.
LOC- JOÃO GRANDÃO, do PT do Mato Grosso do Sul, afirmou que Dourados está na contra-mão do resto do país com a ocupação de cem por cento dos trabalhadores da construção civil.
LOC- As obras do campus da Universidade Federal da Grande Dourados estão empregando trabalhadores vindos inclusive do Paraguai. Na cidade, destacou JOÃO GRANDÃO, ainda está sendo construído um shopping center e outras centenas de obras de particulares.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- NELSON MARQUEZELLI, do PTB paulista, manifestou apoio ao movimento pela Rede Ferroviária Viva e criticou as propostas de extinção da Refesa. Na sua opinião, a decisão vai prejudicar centenas de trabalhadores em todo o país.
LOC- De acordo com NELSON MARQUEZELLI, cem mil famílias de aposentados e pensionistas serão atingidos pela decisão. Segundo ele, a REFESA tem um patrimônio de 20 bilhões de reais e sua extinção vai gerar um prejuízo de cerca de 7 bilhões de reais.
LOC- Pesquisa realizada pelo Sesi aponta que a maioria dos trabalhadores formais tem baixa escolaridade e ganha até três salários mínimos. LUIZ BITTENCOURT, do PMDB goiano, observou que qualificação profissional é a maior exigência do mercado.
LOC- JACKSON BARRETO, do PTB de Sergipe, afirmou que 10 bilhões de reais serão aplicados na construção de moradias para a população de baixa renda em todo o país. Ele destacou que em 2005, onze bilhões de reais foram investidos no setor.
LOC- Para JACKSON BARRETO, o governo criou linhas para a compra de material de construção, subsidiada pela Caixa Econômica Federal, destinadas para famílias com renda de até mil e 500 reais.
LOC- Para LUIZ BITTENCOURT, é preciso oferecer educação de qualidade pois, na sua avaliação, somente a partir de um ensino básico bem feito é possível desenvolver qualidades exigidas pelo mercado de trabalho.
LOC- MARCELO TEIXEIRA, do PSC cearense, defendeu projeto de sua autoria que regulamenta a questão das férias escolares e que vai, segundo ele, otimizar o turismo em regiões como o Nordeste e incentivar as viagens familiares.
LOC- COSTA FERREIRA, do PSC, elogiou a ação conjunta de prefeitos maranhenses e membros do Ministério Público Estadual e do Trabalho pela erradicação do trabalho infantil, que vitima mais de dois milhões e 220 mil crianças no Brasil.
LOC- OLIVEIRA FILHO, do PL do Paraná, reiterou sua luta pelo fim da assinatura básica do telefone fixo e contra a injustiça dos serviços privatizados, porque segundo ele oferecem vantagens somente às camadas de maior poder aquisitivo.
LOC- OLIVEIRA FILHO entende que a duplicação no número de moradias que só têm telefone celular, cuja ligação é mais cara do que a da telefonia fixa, indica que, com o orçamento restrito, o consumidor prefere o sistema pré-pago, para controlar seus gastos.
TEC- VINHETA/PASSAGEM...
LOC- Parlamentares comentam alterações nas regras das campanhas
LOC- CORIOLANO SALES, do PFL baiano, avaliou que as mudanças na legislação eleitoral votadas pelo Congresso Nacional não estão em consonância com os desejos da sociedade. Para ele, são necessárias medidas eficazes para coibir gastos de campanha.
LOC- FRANCISCO DORNELLES, do PP fluminense, acha discriminatória a restrição de publicidade eleitoral nos jornais, a pretexto de baratear as campanhas, pois vai limitar anunciantes e enfraquecer a imprensa, cerceando a liberdade de opinião.
LOC- FRANCISCO DORNELLES frisa que a imprensa livre só existe com liberdade comercial, para ter independência de informação, e que já existem várias restrições à propaganda eleitoral.
LOC- Para JOÃO FONTES, do PDT sergipano, a Câmara perdeu a sintonia com a sociedade que, em sua opinião, exige a punição dos deputados envolvidos em escândalos. O deputado observou que o Conselho de Ética chegou à conclusão da culpa dos acusados.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- Segundo CORIOLANO SALES, o Parlamento perdeu uma oportunidade de impedir gastos com cabos eleitorais e a compra de votos. Na sua opinião. as medidas poderiam higienizar as eleições.
LOC- O Tribunal de Contas do Ceará e o Ministério Público Federal investigam o governo estadual por contratações de 57 milhões de reais sem licitação em três anos, segundo informou JOÃO ALFREDO, do Psol.
LOC- JOÃO ALFREDO citou ainda a exposição Caldeirão, 80 anos, que acontece no Museu do Estado do ceará e trata sobre a reforma agrária. Caldeirão foi uma comunidade religiosa autônoma organizada no interior do estado.
TEC- VINHETA/SAÚDE...
LOC- Avanço da Aids no país provoca reflexões entre os parlamentares
LOC- TELMA DE SOUZA, do PT de São Paulo, está preocupada com o avanço da Aids entre as crianças. Estimativas mostram que um milhão de crianças em todo o mundo são portadoras do HIV, e quatro entre dez morrem antes de completar um ano de idade.
LOC- De acordo com TELMA DE SOUZA, dentro de dez anos, mais de 40 milhões de crianças perderão um ou ambos os pais por causa do vírus. Em regiões com taxa elevada de HIV, mais de um terço das crianças ficarão órfãs, destacou.
LOC- JOVAIR ARANTES, do PTB de Goiás, destaca que o programa de combate à Aids tem conquistado importantes avanços graças à parceria do governo com as organizações da sociedade civil.
LOC- No ano 2000, afirmou JOVAIR ARANTES, o Brasil registrou 600 mil pessoas infectadas pelo vírus, a metade da previsão inicial. Para o deputado, o sucesso no combate à Aids deve-se à conscientização da população e às políticas de assistência.
LOC- O Dia Mundial de Combate à Tuberculose, em 24 de março, foi instituído pela Organização Mundial de Saúde em 1982, conforme lembrou REINALDO GRIPP, do PL do Rio de Janeiro. A doença, segundo ele, mata cinco mil pessoas por dia no mundo.
LOC- SIGMARINGA SEIXAS, do PT do Distrito Federal, registrou que o diretor da Rede Sarah, Aloysio Campos da Paz, foi o único indicado da América do Sul a dar testemunho sobre a evolução da ortopedia mundial nos últimos 75 anos, nos Estados Unidos.
LOC- SIGMARINGA SEIXAS afirmou que Campos da Paz é fundador da Rede Sarah, que tem seis hospitais em funcionamento no Brasil, o primeiro deles em Brasília, inaugurado há mais de 20 anos e considerado o melhor do país.
TEC- VINHETA/SEGURANÇA PÚBLICA...
LOC- JOÃO MENDES DE JESUS, do PSB, frisou que a ação do Exército em favelas teve apoio dos cariocas, por combater o narcotráfico, mas causou repulsa nas comunidades dos morros, por afetar a liberdade e a circulação dos moradores.
LOC- Na opinião de JOÃO MENDES DE JESUS, não basta a intervenção militar, pois o que tem de ser feito é distribuir a renda do país.
LOC- MARIO HERINGER, do PDT de Minas Gerais, destacou que a ampliação do acesso ao computador é positiva, porque indica o desenvolvimento e a inclusão digital. No entanto, alertou para o aumento dos crimes cometidos pela Internet.
LOC- MARIO HERINGER explicou que os casos de estelionato, difamação, pedofilia e tráfico ilegal de armas, drogas, órgãos, crianças, animais, pedras preciosas, entre outras ilegalidades, têm sido potencializadas pelas novas tecnologias.
TEC- VINHETA/AGRICULTURA...
LOC- Parlamentares alertam para a situação da agropecuária nacional
LOC- LUIZ CARLOS HEINZE, do PP do Rio Grande do Sul, afirmou que os prejuízo dos agricultores já soma mais de 20 bilhões de reais, sobretudo para aqueles que se dedicam à exportação, caso dos produtores de carnes, soja e implementos agrícolas.
LOC- LUIZ CARLOS HEINZE explicou que os preços dos produtos agrícolas retornaram aos valores de 1994, enquanto as tarifas públicas e os preços dos insumos aumentaram muito acima da inflação registrada no período.
LOC- GONZAGA PATRIOTA, do PSB de Pernambuco, registrou que uma comissão externa da Câmara visitou a região da fruticultura do Estado, onde mais de uma centena de produtores e comerciantes foram ouvidos sobre os problemas enfrentados pelo setor.
LOC- GONZAGA PATRIOTA informou que em maio, a Frente Parlamentar da Fruticultura, vai realizar audiência pública na Câmara, para que os problemas e soluções sejam debatidos em conjunto com integrantes do governo e dos representantes da região.
LOC- CARLOS NADER, do PL fluminense, elogiou o projeto Agricultor Mirim, da prefeitura de Resende. Segundo o deputado, cerca de 40 jovens de comunidades carentes têm a oportunidade de aprender sobre jardinagem, agricultura e pecuária.
LOC- Na avaliação de CARLOS NADER, a iniciativa garante aos participantes do projeto o exercício da cidadania, além de possibilitar a formação de futuros profissionais.
LOC- JOÃO TOTA, do PP do Acre, lamentou que o Ibama tenha revogado a ampliação do seguro desemprego para o Acre, Pará e Rondônia, retornando aos antigos quatro meses, deixando unicamente o Amazonas como beneficiado por mais um mês.
LOC- JOÃO TOTA apelou à ministra Marina Silva para que o Ibama, órgão subordinado a seu ministério, retome o pagamento da quinta parcela do seguro desemprego para os produtores rurais da região.
LOC- GIVALDO CARIMBÃO, do PSB de Alagoas, acha inaceitável que o presidente Lula perdoe dívidas de outros países e, no caso dos produtores nordestinos, edite medida com regras rigorosas sobre operações de crédito rural.
LOC- A Vila Surumu, localizada no interior da reserva indígena Raposa Serra do Sol, realizou festividades no último final de semana, tradição de 60 anos testemunhada por PASTOR FRANKEMBERGEN, do PTB de Roraima.
LOC- PASTOR FRANKEMBERGEN lamentou que a demarcação das terras vai extinguir uma vila que tem mais de 100 anos. O deputado espera que o governo recue da decisão ou então que a Justiça tome providências em defesa dos moradores.
LOC- ANDRÉ ZACHAROW, do PMDB Paraná, comunicou que Curitiba, foi escolhida como sede de dois eventos internacionais da ONU na área de biodiversidade.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- AROLDO CEDRAZ, do PFL baiano, destaca que o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, tem sido marcado por iniciativas com o intuito de sensibilizar a população para a necessidade de se conservar os recursos hídricos do planeta.
LOC- Na visão de AROLDO CEDRAZ, a água precisa ser considerada como prioridade em cada comunidade, seja de uma perspectiva local ou universal.
TEC- VINHETA/HOMENAGEM....
LOC- Homenagens ao mês da mulher continuam no Plenário da Câmara
LOC- Em homenagem ao mês da mulher, VIGNATTI, do PT de Santa Catarina, destacou que no Brasil elas representam mais de 40 por cento da força de trabalho, sendo mais da metade do eleitorado nacional e da população brasileira, segundo o IBGE.
LOC- LAURA CARNEIRO, do PFL fluminense, comunicou que o presidente Lula sancionou projeto de sua autoria que torna a escritora Rose Marie Muraro a patrona do feminismo no Brasil.
LOC- LAURA CARNEIRO destacou que Rose Marie Muraro é uma das pioneiras no combate a discriminação contra as mulheres e desde a década de sessenta busca ampliar sua participação em todos os setores da vida nacional.
LOC- VANDER LOUBET, do PT, afirma que no governo do Mato Grosso do Sul a participação das mulheres nos destinos do Estado tem sido fundamental para o êxito dos programas de inclusão.
LOC- Segundo VANDER LOUBET, as mulheres, assim como os negros, portadores de necessidades especiais e outras vítimas de preconceito ou exclusão são beneficiados por políticas públicas voltadas para a consolidação de seus direitos.
TEC- VINHETA/EFEITO....
LOC- ALMERINDA DE CARVALHO, do PMDB do Rio de Janeiro, registrou os 116 anos de fundação de Rio das Flores. A cidade tem a agropecuária como principal atividade econômica.
LOC- JOSÉ SANTANA DE VASCONCELLOS, do PL de Minas Gerais, registrou os 20 anos da Associação dos Municípios do Médio Vale do Rio Piracicaba.
LOC- A Câmara Municipal de Fortaleza homenageou o vice-presidente do Tribunal de Justiça do Ceará, Fernando Ximenes, conforme lembrança de MAURO BENEVIDES, do PMDB.
LOC- Os 100 anos da empresa Weege foram destacados por EDINHO BEZ, do PMDB catarinense, que apontou o crescimento sustentável da empresa e a preocupação com a preservação da natureza.
LOC- BETO ALBUQUERQUE, do PSB do Rio Grande do Sul, parabenizou a direção da Rádio Guaíba pelos dez anos do programa Espaço Aberto, transmitido do centro de Porto Alegre.
LOC- TAKAYAMA, do PMDB do Paraná, homenageou a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos que, no dia 20 de março, completou 37 anos de existência.
LOC- ANTÔNIO CARLOS BIFFI, do PT sul-matogrossense, registrou o Dia do Carteiro. O País conta hoje com um contingente de 52 mil carteiros, disse ele.
TEC- VINHETA/ENCERRAMENTO.....

Programa do Poder Legislativo com informações sobre as ações desenvolvidas na Câmara Federal e opiniões dos parlamentares

De segunda a sexta, das 19h às 20h