Rádio Câmara

Reportagem Especial

Especial Férias - Saiba como viajar para exterior de forma tranquila - ( 03' 50" )

11/01/2006 - 00h00

  • Especial Férias - Saiba como viajar para exterior de forma tranquila - ( 03' 50" )

Imagine ficar sem passaporte num país estranho. Para muitas pessoas, isso pode ser um pesadelo. Ainda mais que o passaporte brasileiro é bastante visado para roubos, porque nosso biotipo é muito diversificado. Então, no caso de perda ou roubo de passaporte, procure imediatamente a polícia local e faça a comunicação. Lembre-se de pegar a confirmação por escrito da comunicação da perda ou roubo. É muito importante que você tenha uma prova de que foi roubado já que seu documento pode ser usado de maneira ilícita. Em seguida, entre em contato com o consulado brasileiro para requerer uma segunda via do passaporte ou um documento de emergência que possibilite a volta ao Brasil. Peça ajuda no consulado também, no caso de necessidade de obter novo visto. A consultora de viagens Marga Rodrigues dá mais uma dica: sempre viaje com uma fotocópia do passaporte e com duas fotografias dois por sete anexadas. Isso vai facilitar uma possível confecção de novo passaporte. Marga Rodrigues lembra, ainda, de um item que não pode faltar para o viajante internacional: o seguro de saúde. Ela lembra que esse seguro ajuda, inclusive, no caso de extravio de bagagem.

"E no caso de chegar no destino, não ter a bagagem na esteira, imediatamente procurar o achados e perdidos, fazer um boletim de ocorrência, instantaneamente, já dando o número da bagagem, porque é a coisa mais comum do mundo é se perder bagagem. Fazer o boletim de ocorrência e acionar o seguro de viagem que comprou. Quando você aciona o seguro, ele tem como localizar essa bagagem."

De acordo com a Convenção de Varsóvia, em vôos internacionais, a companhia aérea é responsável por 20 dólares por quilo de bagagem extraviada. Mas você pode optar por fazer uma declaração completa do conteúdo de suas malas, antes de viajar. Somente com esta declaração você poderá ser indenizado integralmente pelo transportador. Mas é bom lembrar que objetos considerados de valor, como jóias, papéis negociáveis ou dinheiro, devem ser levados na bagagem de mão. A indenização ocorre 30 dias após o sumiço da bagagem, sem que ela tenha sido encontrada.

TRILHA

A consultora de viagens Marga Rodrigues aconselha os turistas a sempre levar rádios, tipo walkie talkies, nas viagens. Isso evita que as pessoas se percam e gastem horas preciosas tentando se encontrar. Marga alerta, ainda, para os sites de hotéis. Ela duvida da credibilidade desse tipo de propaganda, e acha que a referência de alguma pessoa que já se hospedou é bem mais confiável, na hora de escolher um hotel.

"Eu já peguei um hotel em Veneza, entrei no site, era belíssimo, quando eu entrei no quarto, não era papel de parede, era pano de parede e Veneza é muito úmido, aquilo estava mofado, foi uma das piores experiências que eu já tive. Eu não acredito muito em site, fotografia, folder. Eu acredito mais em quem foi e conheceu o hotel."

Se você vai viajar para a Bolívia, lembre-se de que há a necessidade de vacina contra a febre amarela dentro do prazo de validade. Recomenda-se que ela seja ministrada pelo menos 10 dias antes do embarque.

De Brasília, Adriana Magalhães

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h