Rádio Câmara

Reportagem Especial

Especial Turismo - Turismo no Brasil cresce acima da média mundial ( 5' 45'' )

05/10/2005 - 00h00

  • Especial Turismo - Turismo no Brasil cresce acima da média mundial ( 5' 45'' )

TRILHA - MORO NUM PAÍS TROPICAL

O Brasil é um país tropical, reza a lenda que seja abençoado por Deus e certamente é bonito por natureza, como canta Jorge Benjor. Mesmo assim, o turismo brasileiro ainda engatinha se comparado com outros destinos. A França, por exemplo, é o país que mais recebeu turistas estrangeiros em 2003: foram 75 milhões de turistas visitando a terra do vinho bordeaux e da cidade Luz, Paris. Naquele mesmo ano, o Brasil recebeu somente 4 milhões de turistas estrangeiros. Entretanto, o governo vem investindo pesado para reverter esse quadro, até porque uma das metas do plano nacional de turismo é chegar aos 9 milhões de turistas estrangeiros em 2007.

O assessor de planejamento da Embratur, Walter Luiz de Carvalho Ferreira, explica que o Brasil está trabalhando intensamente na divulgação do Brasil no exterior. Foram escolhidos dezoito mercados potenciais que estão recebendo a propaganda brasileira. São produzidas mensagens específicas para cada lugar, os nichos e metas a serem alcançadas. Ele destaca que já foram desenvolvidas campanhas em alguns desses mercados, como Nova York, Argentina, Uruguai e Chile. O assessor da Embratur revela quem é o turista estrangeiro que mais visita o Brasil.

"O mercado mais importante segue sendo o mercado argentino, sempre foi o mercado que, em termos absolutos, mais emite turistas para o Brasil, exceto nos períodos de crise. Pela primeira vez na história, o mercado europeu como um todo passou o mercado argentino no número de turistas, não é um país específico, mas isso é a primeira vez que acontece na história, e foi no ano passado."

Esse esforço de divulgação vem rendendo frutos. Walter cita dados da Organização Mundial do Turismo que mostram que o crescimento do turismo no Brasil supera a média mundial. Enquanto no planeta a atividade turística cresce 10% ao ano, no Brasil, vem crescendo 15%. E o incremento do turismo vem acompanhado diretamente de uma melhor distribuição de renda como um todo. Afinal, a atividade turística é basicamente feita de gente: é o garçon, o capitão do barco, a camareira, o guia de viagem, o taxista. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, o número de empregados em atividades turísticas em 2003 beirava um milhão e quatrocentas mil pessoas. E ainda não constam desses dados os trabalhadores informais. O professor da Universidade Católica de Brasília, José Angelo Divino, que também é consultor do Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília, concorda com a importância social do turismo.

"No turismo, com base nos estudos que nós fizemos, predomina a mão-de-obra. É uma atividade intensiva em mão-de-obra e é uma mão-de-obra pouco qualificada. E nessa mão-de-obre pouco qualificada, a grande maioria pertence ao setor informal. Então qualquer estímulo, qualquer aumento na quantidade de turismo, vai se refletir diretamente nessa mão-de-obra, pouco qualificada e informal, que normalmente são as pessoas de baixa renda. Então é um reflexo mais imediato da expansão do turismo sem dúvida deve ser nas classes menos favorecidas."

Ele destaca que a participação do turismo na economia tem crescido bastante, tanto em termos do turismo doméstico quanto internacional. O professor José Ângelo Divino diz que a atividade representa, aproximadamente, 7% do PIB total brasileiro. Um turista estrangeiro gastava, em 2003, 88 dólares por dia no Brasil.

TRILHA

Temos um país lindo, mas o setor turístico é pouco preparado para receber adequadamente o visitante, principalmente o estrangeiro. A psicóloga Amália Raquel Pérez-Nebra fez uma pesquisa avaliando a imagem que os estrangeiros têm do Brasil. Uma das conclusões aponta que é justamente a infra-estrutura o item com pior resultado. O assessor da Embratur, Walter Ferreira admite que o Brasil apresenta muitas carências de infra-estrutura, principalmente na comunicação.

"O que chama mais atenção em todas as pesquisas que nós fizemos é que o turista vem para cá por causa da natureza e se encanta com o povo. Então, apesar da dificuldade de língua, apesar da dificuldade de treinamento, o encanto do turista ainda é com a hospitalidade do povo brasileiro, com a alegria do povo brasileiro, isso apareceu em todas as pesquisas. Então nós temos diversas carências em diversas áreas, mas isso não tem atrapalhado o crescimento do turismo".

O destino turístico mais visitado por estrangeiros em 2003 foi a cidade do Rio de Janeiro, seguida de São Paulo, Salvador, Fortaleza e Recife.

De Brasília, Adriana Magalhães.

A abordagem em profundidade de temas relacionados ao dia a dia da sociedade e do Congresso Nacional.

De segunda a sexta, às 3h, 7h20 e 23h